Home  >  Carreira

Como seguir uma carreira em Ciência de Dados

Profissional precisa desenvolver diferentes habilidades, de conhecimentos em estatística a negócios

Danylo Martins

19/01/2021 às 14h38

Foto: Adobe Stock

Desde o desenvolvimento de softwares, aplicativos, passando por infraestrutura, cibersegurança e nuvem, inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), entre muitas outras possibilidades dentro da área, as empresas estão de olho em profissionais de TI.

Mas se há uma profissão que tem lugar garantido no futuro, sem dúvida é a do cientista de dados. A explicação é simples: conhecer os clientes por dentro, saber o que pensam, do que gostam, o que desejam e necessitam tornou-se essencial para o negócio. Mais do que isso. Os dados são, atualmente, o maior ativo das empresas. E quem coleta, processa, organiza e analisa esses dados para ajudar na tomada de decisões das companhias é o cientista de dados.

“Esse profissional trabalha com uma grande quantidade de dados não estruturados e precisa fazer uma transformação de todo esse volume. O objetivo é analisar esses dados e trazer informações importantes para os negócios, para resoluções de problemas e para direcionamentos das empresas”, define Rodrigo Michelino, gerente-executivo da Experis, unidade de negócio do ManpowerGroup especializada em TI.

A matéria completa no IT Forum.