Home  >  Carreira

9 perguntas técnicas e não técnicas comuns em entrevistas de emprego em TI

Saiba como se preparar melhor para ir em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho

Aoife Geary -Computerworld UK

12/08/2018 às 11h22

entrevista de emprego
Foto: Shutterstock

Legenda: entrevista de emprego

A maior parte dos profissionais acha entrevistas de emprego uma experiência inquietante. Não se trata apenas de discutir qualificações e experiência de trabalho, mas elas ajudam os gerentes de contratação a determinar o potencial, a atitude e se o candidato será ou não adequado para a empresa.

A preparação é fundamental. Para ajudá-lo a se destacar, confira uma lista de algumas das perguntas mais comuns sobre entrevistas para cargos de TI:

Perguntas sobre TI

Os gerentes querem candidatos que possam ver além da descrição de seu próprio cargo e perceber o efeito que sua carga de trabalho pode ter no negócio em geral. Os pensadores estratégicos são um trunfo para qualquer organização.

Pense em um momento em que teve um impacto positivo nas maneiras de trabalhar com a equipe. Não precisa ser um projeto que você levou, mas um onde contribuiu com uma ideia essencial. Demonstre seu valor com o máximo de detalhes específicos possíveis.

Por exemplo, se está participando de uma função gerencial de tecnologia, pode discutir uma ocasião em que esteve envolvido na configuração e na delegação de tarefas. No entanto, em vez de dizer que dividiu o trabalho de uma maneira que fazia a equipe trabalhar com mais eficiência, pode afirmar que atribuir funções de acordo com a experiência e a preferência do funcionário significava que a equipe concluía o projeto uma semana antes do prazo final.

Se está indo para uma função mais técnica, como um desenvolvedor ou engenheiro, fale especificamente sobre como aprimorou um sistema para os usuários, seja em um site, aplicativo ou projeto de paixão próprio.

Quais são as suas habilidades sociais?

Com a vida útil de habilidades técnicas diminuindo cada vez mais rápido, as habilidades sociais estão se tornando mais importantes. Como a automação e o machine learning substituem elementos de trabalhos e fluxos de trabalho, os candidatos devem se concentrar nas habilidades que são exclusivamente humanas, como comunicação e empatia.

Quais são as suas habilidades técnicas?

Descreva quaisquer habilidades técnicas ou qualificações que você tenha, bem como as certificações que você está interessado em seguir, levando as que estão listadas na descrição do trabalho.

Quais sites ou publicações técnicas você segue?

Esta questão é uma boa oportunidade para o empregador avaliar o quanto você está sintonizado com os desenvolvimentos do setor e ter uma noção de seus interesses e paixões. Mencione as publicações nas quais você tem um interesse genuíno e não apenas aquelas que você acha que parecerão impressionar seu entrevistador.

Consulte blogs específicos ou artigos recentes de que você tenha gostado para ajudar a criar um relacionamento. O tipo e a frequência do seu consumo de mídia podem até indicar o tipo de ambientes de trabalho e padrões em que se destacará.

Como você garante que suas habilidades tecnológicas estejam atualizadas?

Os sistemas de TI estão melhorando e se tornando mais eficientes o tempo todo. Como tal, os funcionários de TI precisam estar atualizados sobre desenvolvimentos do setor que possam afetar sua função ou empresa.

Além disso, os empregadores querem saber se estão contratando alguém que se dedica ao aprendizado contínuo. Mesmo que não esteja aprendendo uma nova habilidade ou fazendo um curso, fale sobre sua disposição de desenvolver sua experiência e discutir sobre projetos paralelos ou hobbies que também possam ser relevantes.

Quais desafios potenciais você prevê?

Nesse caso, o entrevistador quer ver se o entrevistado fez sua lição de casa sobre a empresa e tem uma visão realista do que fará no cargo. Não defina os processos atuais da equipe ou os recursos do produto, mas destaque as áreas que poderiam ser aprimoradas conforme você as vê.

Se você puder escolher um assunto amplo para o setor, como ameaças à segurança cibernética ou regulamentos de proteção de dados mais rígidos, torne-o mais específico para a empresa.

 

Perguntas gerais sobre RH

Além das perguntas mais focadas em TI, é melhor também se preparar para algumas perguntas gerais. O entrevistador não está apenas interessado nas habilidades técnicas do candidato, mas também em como ele se integrará à equipe.

Por que você está interessado em um trabalho aqui?

O gerente de contratação quer saber que você está investindo na empresa e não apenas precisando de um novo emprego. Fale sobre os elementos do produto, a jornada da empresa e a cultura percebida que o atraiu para a posição, bem como as especificidades do trabalho.

Se você não sabe muito sobre a empresa, confira suas páginas de mídia social e quaisquer vídeos ou depoimentos que eles possam ter em sua página de carreiras.

Quais são seus maiores pontos fortes e fracos?

Usando as informações coletadas da descrição do trabalho e da especificação do candidato, deve ser fácil identificar os principais pontos fortes que o entrevistador está procurando. Falar sobre as fraquezas pode ser um pouco mais complicado.

Não responda com uma fraqueza que é uma força velada, como trabalhar muito ou ser um perfeccionista. Em vez disso, escolha algo que você acredite ser um desafio, mas que esteja progredindo para melhorar.

Por exemplo, você pode dizer que lutou para se manifestar durante as reuniões ou ser mais assertivo com suas opiniões, mas, por meio de uma discussão mais aberta com os membros e gerentes da equipe, encontrou o processo mais fácil.

Qual é a sua expectativa salarial?

Se você tem uma ideia em mente de que já pesquisou, sinta-se à vontade para conversar sobre isso durante a entrevista. No entanto, não é obrigado a revelar seu salário anterior ou o que espera em seu próximo.

Se preferir não responder nos primeiros estágios da entrevista, informe ao gerente de contratação que você está aberto à negociação e gostaria de saber mais sobre a posição antes de discutir um número exato.