Home  >  Carreira

3 perguntas que você deveria fazer ao se planejar para 2021

Estamos saindo de um ano complicado para outra que também terá seus desafios. Por isso, é importante rever suas metas e prioridades

Da Redação

01/01/2021 às 12h00

Foto: Adobe Stock

O final de um ano e começo de outro é uma data que, pelo menos no Ocidente, convida às pessoas para refletir sobre os objetivos de e sonhos que cada um deseja realizar. Mas sabemos que, ao longo dos próximos meses, ficamos tão envolvidos com as questões do dia que só voltamos a fazer esse exercício mais “macro” no final do próximo ano. 

E que tal se, ao invés de pensar em metas específicas, se orientar por fatores-chave que te guiem ao longo da vida? Raj Jana, fundador da Javapresse Coffee Company, apresentou em artigo para o portal Inc três perguntas que ele se faz para nortear suas decisões futuras 

São as seguintes: 

1. O que me dá energia? 

Jana explica um fenômeno que, de uma forma ou outra, já foi vivido por todos nós: existem tarefas que, independente do seu estado de espírito, você consegue executar com muita disposição. De acordo com o profissional, um ponto positivo seria se esforçar para, ao longo do ano, se focar nesse tipo de atividade. 

“Passe um tempo detalhando quais ações, parcerias e tarefas de negócios te energizam ou drenam completamente seu ânimo. Faça o mesmo com as pessoas em sua vida, os hobbies que você mantém e quaisquer outras constantes presentes”, afirma.  

2. Estou seguindo meus valores? 

Estar alinhado com o que é importante na sua vida te dará disposição tanto no dia a dia corporativo como na vida pessoal. Isso porque trabalhar ou se relacionar com algo cujo valor intrínseco não “conversa” com o que você acha que é importante para você consome uma quantidade significativa de tempo e disposição. 

"Contanto que você projete uma vida e um negócio que faça seus valores existirem, você estará realizado. Saber seus valores o ajuda a desenvolver opiniões fortes, manter a confiança naquilo em que acredita e o ajuda a tomar decisões facilmente”. 

3. Quais escolhas fiz este ano? 

Jana acredita que seria interessante aproveitar o momento — que já convida à reflexão — para rever de forma objetiva e consciente as escolhas feitas ao longo de 2020, identificando quais aspectos te motivaram a tomar cada uma dessas decisões e o resultado obtido. 

“Reveja essas escolhas e fatores motivacionais em relação a como você está gastando seu tempo e tomando decisões alinhadas com seus valores. A partir daqui, descubra maneiras de passar mais tempo de acordo com seus princípios orientadores”, finaliza.