Home  >  Carreira

10 cursos para turbinar sua carreira em 2020

Com o déficit de talentos que existe no País, essas habilidades estão em alta

VItor Cavalcanti, CEO da IT Trends*

16/12/2019 às 19h42

cursos
Foto: Shutterstock

De um lado, empresas apostam forte na automação de processos, descartando papéis repetitivos que, no mundo digital, são vistos como desnecessários. Do outro, pessoas que assistem a essas iniciativas e trabalham para manterem-se no mercado, seja na mesma trilha de carreira com aquisição de novos conhecimentos, ou mesmo partindo para desafios propostos por esse novo contexto corporativo.

O fato é que, de acordo com a Universidade de Brasília (UnB), 30 milhões de postos de trabalho estão com forte risco de desaparecem até 2026 devido a automação de processos e a utilização de inteligência artificial.

E a fome das empresas pela automação e ganho de eficiência não para de crescer, o que acelera ainda mais a necessidade de retreinamento de pessoas em funções mais simples e tidas como os principais focos da robotização. cUm relatório do Gartner batizado de 10 tendências estratégicas de tecnologia para 2020 mostra bem esse cenário ao explorar, como um dos pontos para 2020, a hiperautomação. Na visão da consultoria, esse movimento tem potencial gigantesco de criar oportunidades e liderar grandes rupturas nos negócios.

Você sabia que até 2030 o Brasil sofrerá um déficit de 15,8 milhões de talentos? Esse número foi divulgado pela consultoria Korn Ferry e abrange todo tipo de habilidade, desde comunicação, liderança e pensamento crítico, até as de tecnologia como programação, UX e ciência de dados.

Para te ajudar, separamos 10 cursos relacionados com as habilidades mais valorizadas pelas empresas para que você se prepare para esse mercado e seja disputado pelas empresas. Afinal, em tempos de escassez, seu conhecimento valerá ouro!

1. Programação

Sim, não cansamos de dizer que essa é a linguagem do futuro. E não importa se você irá ou não trabalhar como programador, entender essa lógica ajudará muito nessa nova sociedade que emerge. Entender programação tornará você mais completo e mais disputado no mercado de trabalho, uma vez que dará mais versatilidade ao seu perfil. Além disso, pode acontecer de você se apaixonar por essa carreira e fazer uma virada total.

Se você se interessa pelo assunto, deixamos aqui uma dica de curso de programação em Python. Essa linguagem é uma ótima opção para quem está iniciando por ser mais amigável, moderna e aplicável para uma infinidade de aplicações, desde o desenvolvimento de um site, passando por aplicativos até sistemas mais complexos com uso de machine learning. Curso de Programação Python

Confira a lista completa com os 10 cursos na IT Trends

*IT Trends é uma edutech que tem a missão de preparar e educar profissionais para a economia digital por meio de informação, análises e cursos