Home  >  Plataformas
Saiba mais Brandposts são artigos escritos e editados pela nossa comunidade de anunciantes e patrocinadores. Os Brandposts oferecem a oportunidade para um patrocinador apresentar ideias e comentários com seu ponto de vista diretamente para nossa audiência. A equipe editorial não participa da elaboração ou edição dos Brandposts.

PATROCINADA

Multicloud-se, já!

Por erica.molon

19/12/2017 às 15h59

cloud-computing-brandpost.jpg
Foto:

O uso de plataformas baseadas em nuvem continua a evoluir para formas mais complexas e há sempre algo a se considerar quando se usa tecnologia de nuvem para levar TI a um outro patamar. 

Bem-vindo à abordagem multicloud. 

Estamos falando de algo mais complexo do que uma nuvem híbrida (tipicamente um acoplamento de nuvens públicas e privadas). O multicloud adiciona mais nuvens à mistura.  Comumente vemos dois ou mais provedores de nuvem pública, conectados a nuvem privada da empresa e tudo isso “plugado” em sistemas legados.

A ordem é integrar diferentes tecnologias para criar um sistema de gestão que atenda a necessidades específicas. As vantagens são as mesmas de qualquer estratégia envolvendo múltiplos fornecedores – concorrência, preço real, diferenciação de recursos e mitigação de risco.

Entre os motivos mais comuns para a adoção de multicloud estão: 

1. Orquestração 

A utilização da orquestração permite, por meio de código e a automação, definir a infraestrutura executada em várias nuvens.

2. Armazenamento de dados resiliente 

Considerando que há diferença entre os principais fornecedores de nuvens, é importante ressaltar a latência desejada, a durabilidade dos objetos e a recuperação de dados. Se a redundância é algo vital para o seu negócio, considere a utilização de diversos provedores em nuvem.

3. Flexibilidade de recursos 

Ao utilizar os diversos recursos oferecidos entre provedores, é possível montar táticas combinando API entre nuvens e assim, contar com soluções completamente customizadas e diferenciadas do mercado. Além disso, também pode proporcionar uma grande economia de recursos financeiros.

4. Segurança 

Com a combinação entre ambientes diferentes, a segurança conquistada por meio da identificação e autenticação entre diversas nuvens é fortalecida dentro da sua estratégia.

Mas para garantir um ambiente seguro, é preciso contar com reforço otimizado para ambientes virtuais e distribuições híbridas, além de aumentar visibilidade para proteger seus dados, não importando onde eles residem. 

Outro ponto importante é dispor de soluções que detectem as ameaças mais avançadas e que possa corrigi-las. Os controles e suas políticas de segurança devem ser integrados, para que a segurança seja distribuída de maneira consistente por todas as instâncias de nuvem. Vale ainda estender os mesmos controles e políticas de segurança utilizados em seus servidores físicos aos ambientes virtualizados e às distribuições de nuvens pública e privada.

5. Otimização em nível global 

O multicloud oferece a utilização de diversos provedores ao redor da rede, garantindo presença global levando em conta as características locais.

6. TI como serviço 

O Multicloud facilita a evolução da TI para um ‘service broker’, suportando as empresas na otimização do consumo e recursos de acordo com as melhores soluções.

Da mesma forma, como em qualquer projeto não ficamos restritos à apenas um único fornecedor, o mesmo pensamento se estende à estratégia Multicloud. Atuar com diversos modelos de clouds, em um formato pensado exclusivamente para o negócio do cliente, garante a melhor performance.

O serviço multicloud do UOLDIVEO, por exemplo, é uma abordagem criada para ajudar as empresas a transformarem sua TI, levando em consideração características de negócio, características das aplicações, dos ambientes, da infraestrutura e inclusive da maturidade da área de TI. 

Mais do que flexibilidade e agilidade, esse conceito fortalece o papel estratégico da TI.

Além de combinar diversas nuvens, o UOLDIVEO ainda conta com parceiros estratégicos, como a Intel por exemplo, que ajuda a viabilizar iniciativas de Big Data, Analytics, IoT, Devops / Agile e Inteligência Artificial.

Neste processo de consultoria de jornada para a nuvem, ainda são adotadas novas práticas de segurança conectadas à estratégia de negócios, além do apoio dos maiores especialistas de cada fabricante na definição da solução do cliente.

O resultado é uma abordagem diferente e agnóstica, com o objetivo de entregar valor e não simplesmente tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *