Home  >  Plataformas

Brandpost por Saiba mais Brandposts são artigos escritos e editados pela nossa comunidade de anunciantes e patrocinadores. Os Brandposts oferecem a oportunidade para um patrocinador apresentar ideias e comentários com seu ponto de vista diretamente para nossa audiência. A equipe editorial não participa da elaboração ou edição dos Brandposts.

PATROCINADA

Mackenzie leva 28 mil usuários para a nuvem da Microsoft

Universidade usará Office 365 na área administrativa e na operação, para estimular colaboração entre alunos e professores

Por Da Redação

06/04/2015 às 12h35

mackenzie.jpg
Foto: Shutterstock

O Mackenzie adotou o Office 365 para apoiar atividades de ensino e aprendizagem, além de funções administrativas. Ao todo, há aproximadamente 28 mil usuários da universidade e do colégio utilizando o pacote de softwares de produtividade online da Microsoft. O projeto foi conduzido pela Programmers IT Service.

O processo de adoção de uma suíte de colaboração na nuvem começou a ser estudado ainda em 2011. A instituição rodava tecnologias desenvolvidas internamente para apoiar atividades pedagógicas e administrativas. As ferramentas, contudo, eram limitadas em termos de escalabilidade e de recursos, resultando em restrições e insatisfação dos usuários. Com o avanço na demanda pelo acesso a informações, era hora de evoluir.

José Augusto Pereira Brito, diretor de TI do Mackenzie, comenta que a solução em nuvem ajudou a tirar uma pesada carga de trabalho da equipe de tecnologia da instituição, que antes sofria com vários tipos de pedidos e reclamações por parte de professores e funcionários, muitas vezes decorrentes de indisponibilidade do serviço e das limitações internas de capacidade.

“Com o Office 365, conseguimos desonerar nossa equipe de TI. Você se desobriga de ‘ficar apagando incêndios’ e se concentra no que é o DNA do seu negócio, ou seja, a oferta de ensino de qualidade”, observa o CIO.

Avanços

O Mackenzie passa agora por uma fase de estimular gradualmente o uso dos diferentes softwares que fazem do pacote de colaboração. A expectativa é que ferramentas como o Lync, o SharePoint e o Yammer ganhem espaço entre alunos, professores e funcionários.

A partir da adoção do Office 365, o instituição também está completando a mudança de seu sistema de telefonia, migrando para uma solução de “comunicação unificada” integrado ao Lync, permitindo fazer ligações de áudio, vídeo e colaboração através da conexão internet. Brito projeta que essa mudança trará economia de custos para a instituição.

Além disso, o CIO projeta que o pacote em nuvem da Microsoft terá papel de protagonista em um cenário de expansão do ensino a distância (EAD), já que facilita a interação entre os próprios alunos e também com os professores. “Sabemos que trocando experiências, os alunos podem aprender muito mais e a computação em nuvem é um instrumento fundamental por possibilitar isso de uma maneira dinâmica”, afirma.