Home  >  Plataformas

Brandpost por Saiba mais Brandposts são artigos escritos e editados pela nossa comunidade de anunciantes e patrocinadores. Os Brandposts oferecem a oportunidade para um patrocinador apresentar ideias e comentários com seu ponto de vista diretamente para nossa audiência. A equipe editorial não participa da elaboração ou edição dos Brandposts.

PATROCINADA

Hughes lança solução de SD-WAN no Brasil com pesquisa inédita sobre o serviço

Estudo feito em parceria com IDC mostrou que um em cada três decisores das áreas de TI e Telecom não tem familiaridade com o SD-WAN

Por Hughes

21/11/2018 às 16h07

Foto: Shutterstock

A Hughes, líder mundial em telecomunicações via satélite, lançou no Brasil sua solução de SD-WAN (Software Defined WAN), chamada HughesON, e apresentou ao mercado a pesquisa FutureON: Benchmark Brasileiro em SD-WAN, realizada em parceria com a International Data Corporation (IDC).

O estudo, inédito no Brasil, foi feito com influenciadores e decisores de 70 empresas de grande porte com mais de 20 filiais e analisou três pilares centrais: infraestrutura, gestão de redes e processos internos.  O trabalho mostrou que um em cada três decisores de TI e Telecom ainda não tem familiaridade com a tecnologia.

O resultado do benchmark foi de 46,5 pontos de 100 possíveis. Existe uma lacuna importante na maturidade em Infraestrutura, que obteve média de 32,2 pelo baixo conhecimento e pequeno nível de implantação de novas tecnologias, principalmente SD-WAN. Já Gestão de Redes atingiu 59,2, com oportunidade de melhoria, principalmente na centralização e automatização da gestão. Já Processos Internos chegou a 48,2, pois estes ainda necessitam se adaptar para tornarem-se compatíveis com os demais pilares. Esse novo contexto garantirá o melhor aproveitamento das tecnologias.

Infraestrutura

Os principais motivos citados pelos entrevistados para considerar o SD-WAN na gestão de sua rede corporativa são: melhorar a experiência do cliente final (68%), diminuição do custo de WAN (62%), aumento de segurança (60%) e disponibilidade de filiais (60%).

Gestão de redes

Grande parte das empresas pesquisadas não fazem a gestão e o monitoramento adequado da rede: 41% não possuem ou contratam NOC, e 66% relatam que o maior desafio é a gestão de segurança de informação.

Processos internos

Os processos, em geral, estão descentralizados, e existe uma oportunidade de aperfeiçoamento por meio de novas ferramentas e benefícios. A pesquisa mostrou que os processos internos não estão adaptados para a nova era da agilidade e flexibilidade: 44% das empresas não fazem atualização de política de rede ou a fazem de forma manual.

“A pesquisa reforça que há grande oportunidade de melhoria e otimização, utilizando uma tecnologia já existente, mas ainda não implantada no Brasil. Percebemos também que muitas empresas que já utilizam o conceito SD-WAN ainda não o fazem em sua plenitude, o que também se converte em oportunidade”, analisa Amos Maidantchik, diretor para o Mercado Corporativo da Hughes do Brasil.

A solução da Hughes conta com tecnologia própria, viabiliza o uso de banda larga como acesso para redes corporativas com segurança e é utilizada por 10 dos 25 maiores varejistas dos EUA, atendendo 30 mil endereços. O serviço oferece funcionalidades como segurança, identificação e priorização automática sem necessidade de configurações de templates, compressão, aplicação de QoS, aceleração de tráfego, gestão de acessos de terceiro, dentre outros benefícios.

As previsões da IDC mostram que, até 2019, 60% das grandes corporações utilizarão SD-WAN.

A pesquisa completa e mais informações sobre o serviço SD-WAN da Hughes podem ser obtidas em www.hugheson.com.br.

Tags