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Unilever implementa etiquetas inteligentes em linha de produção

Companhia inicia seu projeto piloto no dia 15 deste mês. Inicialmente serão etiquetados cerca de 1,5 mil paletes (estruturas de madeira que dão suporte aos produtos), aumentando produtividade em 12%.

André Borges

06/04/2004 às 17h38

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A Unilever, em parceria com a Seal, acaba de dar início ao projeto piloto para implementação de etiquetas inteligentes na linha de produção da fábrica de Indaiatuba, interior do Estado de São Paulo. A iniciativa tem o objetivo de garantir ganhos de 12% em produtividade na distribuição dos produtos da Divisão de Higiene e Beleza dos Centros de Distribuição de Indaiatuba e Louveira, município vizinho.


O projeto-piloto passará a operar na linha de produção de Indaiatuba a partir de abril. Serão etiquetados cerca de 1,5 mil paletes (estruturas de madeira que dão suporte aos produtos) e instalados leitores de radiofrequência em seis empilhadeiras.


Com o novo processo, a Unilever pretende ganhar tempo no controle das mercadorias, otimização de mão-de-obra, precisão de informações e velocidade na expedição. O projeto-piloto deve durar seis meses para avaliação. Segundo Leonardo Rubinato, gerente de Projetos de Supply Chain da Unilever, a idéia é levar a tecnologia para outras fábricas da Unilever. Na fase de testes, somente os paletes serão etiquetados. O próximo passo será instalar as etiquetas inteligentes nas caixas dos produtos e, posteriormente, nos próprios produtos.


A expectativa da empresa é rastrear a mercadoria desde a fábrica até o ponto-de-venda, melhorando a eficiência na segurança da cadeia de distribuição, além de redução de custos. Quando paletes, caixas e produtos receberem as etiquetas inteligentes, será possível controlar o estoque de produtos nas gôndolas dos supermercados e identificar quais locais precisam ser abastecidos e com quais produtos.


A companhia já fez testes da tecnologia nos EUA e Inglaterra. No Brasil a Seal fará a integração do atual sistema de gestão de depósito da Unilever com a solução de etiquetas inteligentes padrão EPC (Código Eletrônico do Produto), utilizando a tecnologia RFID de 900 Mhz.


A Unilever representa no Brasil marcas como OMO, Dove, Lux, Lipton, Hellmann´s, Kibon, Arisco e Knorr Cica, atuando nos mercados higiene e beleza, alimentos e sorvetes.

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