Home  >  Acervo

Celesc fecha contrato para ter sistema remoto de telemetria

Após mais de um ano de testes, a distribuidora investe R$ 1,5 milhão em solução baseada na tecnologia M2M.

Redação

06/06/2008 às 18h03

Foto:

A Celesc Distribuição, concessionária responsável pelo abastecimento de energia no Estado de Santa Catarina, anunciou nesta sexta-feira (06/06) a assinatura de um contrato de 1,5 milhão de reais com a V2COM, empresa provedora de soluções wireless M2M (Machine to Machine).

O acordo prevê a implementação de uma solução de telemedição junto aos consumidores classificados como grupo A (alta tensão), com o objetivo de reduzir o tempo de acesso às informações de consumo de energia elétrica.
 
Inicialmente, a solução será utilizada junto a 1,2 mil clientes, que terão leitura remota de consumo e monitoramento, também remoto, de instalações. O chefe do departamento de engenharia comercial da Celesc, Luiz Antonio Garbelotto, disse que o resultado o piloto foi muito bom e que, a até o final de 2009, o monitoramente remoto deverá ser utilizado em todos os clientes da companhia.

Outros destaques do COMPUTERWORLD:
> Chegou a hora de descartar o Windows?
> Java é cada vez mais ameaçada por novas linguagens
> Cargos em TI que você nunca imaginou existirem
> Linux para o mercado SMB: lento, sólido ou ambos?
> Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar TI&Telecom abre inscrições

Com a implantação do sistema de telemedição – iniciada este mês –, a distribuidora pretende automatizar o faturamento, reduzir perdas comerciais e custos com mão-de-obra e aumentar a agilidade e confiabilidade na leitura e geração de relatórios já nos próximos dois meses. Atualmente, a Celesc realiza leituras durante quatro dias de cada mês, enviando equipes de técnicos a 8,7 mil consumidores, numa operação manual de verificação de dados e produção de relatórios, efetuando também inspeções anuais das instalações.