Home  >  Negócios

SAP firma parceria com Boomera para fomentar economia circular

Parceria tem como meta lançar em 2021 plataforma que conecte os parceiros e fornecedores da Boomera, incentivando reuso de resíduos

Da Redação

15/09/2020 às 8h30

Foto: Reprodução

Durante o Sapphire Now Converge, a SAP informou que a sustentabilidade é um dos pilares nos quais a companhia fundamenta sua estratégia de negócios, tendo anunciado durante o evento algumas iniciativas para auxiliar os clientes a realizarem escolhas de negócio mais ecológicas.  

Essa visão global começou a ser desenhada localmente. Durante evento realizado na segunda (14) para jornalistas, a nova presidente Adriana Aroulho anunciou uma parceria da SAP com a Boomera, companhia que atua na reinserção de resíduos no ciclo produtivo. 

A empresa tem como modelo de negócio conectar os pedidos de resíduos buscadas pelos 400 clientes com o material armazenado por alguns dos 8 mil cooperados que usam a plataforma da marca. O Boticário, Adidas, Unilever, Avon e Grupo Pão de Açúcar são algumas das organizações que utilizam os serviços da Boomera 

Dentro da parceria proposta, a SAP fornecerá à Boomera recursos como analytics, blockchain e plataformas de hospedagem para digitalizar seu banco de dados e facilitar de forma significativa o “match” entre oferta e demanda desses produtos, incentivando em última instância a reciclagem e reutilização de resíduos. 

“Vamos adicionar recursos de roteirização de coleta inteligente, rastreabilidade dos resíduos, certificação de processos e ações que permitam o engajamento desse ecossistema de maneira confiável. É a tecnologia atuando para tornar desenvolvimentos e processos mais sustentáveis”, informou Aroulho em comunicado. 

Durante o evento, a executiva informou que a parceria ainda está em uma fase bastante conceitual, sendo que aspectos como modelo de negócio e aplicação prática da tecnologia dentro da base de dados da Boomera serão definados após a realização de projetos-pilotos envolvendo a startup e alguns clientes da SAP.

“A gente entende que em tempos de piloto a gente já vai ter dados suficientes para moldar um plano de longo prazo”, informou Aroulho. 

A expectativa é de que no início de 2021 as companhias anunciem com mais detalhes o modelo de negócio firmado com o novo negócio.

Tags