Home  >  Carreira

Behind the Code: as tecnologias que vão ajudar a escolher os melhores devs da América Latina

Primeiro desafio da 2ª Maratona Behind the Code, da IBM, acontece no dia 8 de agosto

Tiago Alcantara

23/07/2020 às 16h38

IBM Behind the code
Foto:

Legenda: Desafios da maratona promovida pela IBM começam no dia 8 de agosto

Os desenvolvedores interessados em participar da segunda edição da Maratona Behind the Code ainda têm tempo de afiar seus conhecimentos. Promovida pela IBM, a competição vai selecionar os 100 melhores devs da região e inclui premiações como viagens México e Israel. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de agosto e o primeiro desafio vai ao ar no dia seguinte, 8 de agosto. Os interessados podem acessar o regulamento no site oficial da maratona.

A Maratona Behind the Code realiza uma série de desafios aos desenvolvedores para que eles encontrem soluções criativas com uso de tecnologias de ponta. A ideia é resolver problemas de negócios do mundo real. A edição da 2020 da maratona promovida pela IBM vai trabalhar em quatro frentes: Cloud, Watson, Kubernets e IoT.

O importante é competir

Entre agosto e novembro, os competidores serão apresentados a oito desafios diferentes, oferecidos por empresas e instituições que são líderes do setor, como BanCoppel, Centro Universitário FIAP, CompuSoluciones, Saint Paul Escola de Negócios, TNT Energy Drink e UNINASSAU. Em média, cada desafio leva de duas a três horas de desenvolvimento.

Assim, a maratona de codificação promovida pela IBM também irá premiar os 100 melhores devs da América Latina com uma viagem para um resort no México.

Além disso, os cinco vencedores da maratona viajam para Israel, onde farão uma imersão tecnológica no acelerador de startups IBM Alpha Zone.

Tecnologias e devs disruptivos

Os participantes da maratona Behind the Code também terão acesso a ferramentas, treinamentos e conteúdos exclusivos para a realização de cada desafio. Na lista de habilidades que serão desenvolvidas, estão algumas das tecnologias mais disruptivas da atualidade.



Cloud: a nuvem é hoje o facilitador da inovação para organizações de qualquer setor e tamanho, seja grande empresa ou uma startup. Em um momento de pandemia, ficou ainda mais claro que migrar para a nuvem a partir de ambientes de aplicativos tradicionais é uma necessidade na era da economia digital.

Watson: a solução de inteligência artificial da IBM permite trazer todo o poder de processamento de informação para garantir mais agilidade aos negócios ou aplicativos em qualquer plataforma de cloud privada.

Kubernetes: a plataforma permite eliminar uma série de processos manuais e escalar aplicações, garantindo mais flexibilidade. Essencial para tornar possível a eficiência de soluções IBM Cloud, incluindo o Watson e a plataforma IBM Blockchain, por exemplo.

IoT: cada dia mais presente no dia a dia dos consumidores, a Internet of Things (ou internet das coisas, na tradução livre) tem um potencial imenso para resolução de problemas de negócios.

A primeira edição da Maratona Behind the Code, que aconteceu em 2019, reuniu por 42 dias 27 mil desenvolvedores de todos os estados do Brasil para resolver nove desafios de negócios propostos. Você pode conhecer as histórias dos melhores desenvolvedores da primeira edição neste artigo da Computerworld.