Home  >  Inovação

Mercedes e Nvidia constroem arquitetura de computação definida por software para condução automatizada

A arquitetura será definida por software com base na plataforma SoC (sistema em chip) da Nvidia Drive AGX Orin

Da Redação

30/06/2020 às 9h00

Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz e a Nvidia anunciaram nesta terça-feira (23) plano de cooperação para criar uma arquitetura de computação definida por software com uso de inteligência artificial para condução automatizada.

A partir de 2024, a tecnologia será implementada em toda a frota de veículos Mercedes-Benz da próxima geração, permitindo-lhes funções de direção automatizadas e atualizáveis.

Uma característica central será a capacidade de automatizar a condução de rotas regulares de endereço para endereço. Além disso, haverá inúmeras aplicações futuras de segurança e conveniência. Os clientes poderão comprar e adicionar recursos, aplicativos de software e serviços de assinatura por meio de atualizações de software aéreas durante a vida útil do carro.

“Essa nova plataforma se tornará um sistema eficiente, centralizado e definido por software em nossos futuros veículos Mercedes-Benz. A arquitetura de computação de IA da Nvidia nos ajudará a otimizar nossa jornada em direção à direção autônoma. Esses novos recursos e atualizações serão baixados da nuvem […]”, disse Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG.

Arquitetura de computação

As funções de direção automatizada nos futuros carros Mercedes-Benz serão equipadas com a plataforma DRIVE da próxima geração da Nvidia.

O SoC (sistema em chip de computador), chamado Orin, é baseado na recentemente anunciada arquitetura de supercomputação Nvidia Ampere. A plataforma Nvidia DRIVE inclui uma pilha de software de sistema completa projetada para aplicativos de IA de direção automatizada.

A Nvidia e a Mercedes-Benz desenvolverão em conjunto as aplicações de veículos automatizados e de IA, que incluem os níveis SAE Nível 2 e 3, bem como funções de estacionamento automatizadas (até o Nível 4).

“Juntos, revolucionaremos a experiência de propriedade do carro, tornando o software do veículo programável e atualizável continuamente por meio de atualizações sem fio. Todo futuro Mercedes-Benz com o sistema Nvidia DRIVE virá com uma equipe de engenheiros especializados em IA e software, desenvolvendo e aprimorando continuamente o carro ao longo da vida útil”, disse Jensen Huang, Fundador e CEO da Nvidia.

Os recursos de última geração do novo sistema serão aproveitados com foco total na segurança, segundo as empresas. À medida que a estrutura regulamentar e de tecnologia se desenvolver, será possível fazer atualização over-the-air em todos os carros para permitir novas funções de direção automatizadas. Conveniência e outros recursos de segurança também estarão disponíveis.

Para desenvolver os novos modelos, as duas empresas utilizarão as soluções Nvidia DRIVE Infrastructure para permitir o desenvolvimento orientado a dados e o desenvolvimento de redes neurais profundas para atender aos requisitos das regiões e domínios operacionais em que os carros estarão disponíveis.

Parceria confirmada

Conforme citado pelo site ZDNet, durante a estreia da plataforma Drive AGX Orin no final do ano passado, a Nvidia anunciou que a Didi Chuxing tinha planos de usar as GPUs Nvidia e a tecnologia de IA para desenvolver soluções autônomas de direção e computação em nuvem.

A empresa planeja usar GPUs no data center para treinar algoritmos de machine learning, bem como a plataforma Nvidia Drive para inferência em veículos autônomos de nível quatro.

A DiDi também implementará a Nvidia AI na nuvem DiDi, usando a tecnologia Nvidia para casos de uso interno, como aplicativos de tráfego e monitoramento. A empresa também está lançando servidores em nuvem GPU virtuais para renderização, computação e jogos em nuvem, diz o site.