Home  >  Negócios

Google fará parcerias com jornais do Brasil para oferecer notícias gratuitas

A proposta, que também está em execução na Alemanha e Austrália, é permitir que usuários acessem gratuitamente matérias protegidas por paywall

Da Redação

29/06/2020 às 13h00

Foto: Shutterstock

O Google anunciou na última quinta (25) uma iniciativa criada dentro da sua divisão de notícias para criar um programa de licenciamento de conteúdos com veículos de comunicação.  

De forma resumida, a empresa quer estabelecer um sistema no qual pagará para permitir que os usuários tenham acesso a notícias que estão dentro do sistema de paywall — aquele “muro” que te deixa ler uma matéria caso não seja assinante.  

“Este programa ajudará os editores participantes a monetizar seu conteúdo por meio de uma experiência aprimorada de narrativa, que permite que as pessoas se aprofundem em histórias mais complexas, se mantenham informadas e sejam expostas a um mundo de diferentes questões e interesses”, afirma Brad Bender, VP da divisão de Notícias, em post. 

Alemanha, Austrália e Brasil são os primeiros países a ter jornais participantes desse programa, que deve ser acionado nos próximos meses e compreenderá publicações que aparecem no campo “Notícias”, quando se faz uma busca no Google, e também na aba Discovery do aplicativo.  

Vale ressaltar a escolha da Austrália como um dos países-piloto pois o governo australiano está trabalhando em iniciativas para obrigar Google e também o Facebook a remunerar veículos de comunicação por notícias compartilhadas.