Home  >  Carreira

7 ferramentas online e gratuitas para ajudar na organização pessoal

Seja registrando um lembrete ou estruturando projetos particulares, essas soluções podem simplificar sua vida e desanuviar a mente

Da Redação

28/06/2020 às 12h00

Foto: Shutterstock

Encontrar tempo durante o trabalho e a rotina para tocar atividades pessoais, como lembrar de um item no mercado ou achar tempo para aprender um idioma, sempre foi um desafio da vida moderna. Mas a atual pandemia tornou essa tarefa ainda mais complicada. 

Esteja você em parceria com seu marido ou esposa para gerenciar o expediente em conjunto com as aulas dos filhos, em casa com os pais ou morando sozinho, a Covid-19 mudou de forma significativa a rotina das pessoas, que precisaram ajustar seus hábitos ao isolamento social e, muitas vezes, ter ainda mais dificuldade para planejar coisas que não estejam relacionadas com o dia a dia. 

Claro que, no momento atual, esse comportamento é mais do que esperado e você não precisa se sentir mal por não realizar planejamentos de médio ou longo prazos. Mas se o seu caso for diferente e essa organização resultar em uma sensação positiva para você, existem algumas ferramentas que podem te ajudar nessa atividade de organização pessoal. 

Abaixo, separamos opções tanto para quem precisa de ajuda para tarefas mais simples como para quem deseja se engajar em projetos mais elaborados. Confira e aproveite: 

Lembretes e anotações rápidas  

Se o que você deseja é ter serviço que funcione bem em smartphones e que seja capaz de registrar conjuntos rápidos de informações, como notas, lembretes e listas, as opções abaixo devem cair como uma luva para você: 

Google Keep 

Aplicativo da Google, o Keep permite ao usuário criar notas utilizando recursos como texto, áudio e vídeo e imagens, além de permitir a inclusão de lembretes (com dia e horário) e destacar alguma anotação que seja prioritária na sua rotina, como uma lista de compras.  

Também pode-se usar marcadores e destacar as anotações por cores, para a turma mais organizada ou que prefere realizar diferentes registros sobre o mesmo assunto. O Keep pode ser acessado em smartphones, tablets e computadores, basta ter uma conta Google. E todas as infos são sincronizadas, o que você continue em uma tela o trabalho iniciado em outra. 

Noto 

Unindo elegância e boa variedade de templates, o Noto é uma boa pedida para os usuários de smartphones da Apple que desejam um app de notas, mas querem uma solução à parte da fornecida pela empresa dona do sistema operacional Android. 

O produto conta com uma versão paga, que traz funcionalidades como o bloqueio de notas e anexos ilimitados. Mas a modalidade gratuita já entrega os recursos que você precisará para gerenciar sua produção de notas, como diferentes formatos de listas, recursos de edição de texto e fácil usabilidade. 

Remember the Milk 

Um dos primeiros produtos criados dentro do segmento de anotações o Remember the Milk tem lugar na lista por ser manter útil e renovado após todos esses anos de estrada. Assim como o Noto, possui um plano pago, mas já entrega um bom serviço no formato gratuito. 

Com integrações ao Gmail, Drive e Google Agenda, ele permite que você organize suas tarefas entre serviços. Mas seu recurso mais famoso fica na área de lembretes, deixando os usuários programarem avisos até mesmo de forma periódica. É compatível com smartphones, tablets, navegadores e até mesmo relógios da linha iWatch, da Apple 

Planejamentos estruturados 

Seja uma (futura) viagem, plano de estudos de um curso ou aprendizado de um idioma, esses são exemplos de tarefas que exigem um pouco mais de preparação para serem executadas e que, por consequência, precisam do apoio de uma solução digital mais completa. 

Abaixo, selecionamos ferramentas conhecidas dentro do setor de gestão de projetos, mas que se destacam por oferecer boa parte dos recursos de forma gratuita para contas individuais, permitindo que você tenha no pessoal o mesmo rigor e organização da vida corporativa: 

Basecamp Personal 

Uma das primeiras ferramentas de gestão de projetos criadas no mundo on-line, o Basecamp continua como opção firme e forte no mundo corporativo. Em 2019, a empresa lançou o Basecamp Personal, que traz menos recursos do que a versão de empresas, mas tem como vantagem ser gratuito.  

Nele, é possível alocar até três projetos e incluir 20 participantes, o que pode ser útil no planejamento de viagens, por exemplo. Caso necessite adicionar arquivos, o sistema permite até 1 GB de armazenamento. 

Teamwork 

Focando em dois projetos com até cinco participantes, a solução gratuita do TeamWork permite ao usuário fazer customizações como troca de cores, definir metas e objetivos a serem alcançados, criando subtarefas que precisam ser executadas para garantir a conclusão do projeto. 

Com possibilidade de ver o projeto sob um prisma de calendário, a versão sem custos também oferece ferramentas como gestão de tempo para conclusão de atividades, filtros e painéis que oferecem uma visão geral do que está sendo feito. 

Trello 

Para quem deseja uma solução mais “encorpada” do que os apps de anotação, mas acha as soluções profissionais de gerenciamento um tanto complexas, o Trello é uma solução que pode te atender por andar entre os dois mundos. 

Sua versão gratuita oferece quadros, cartões e listas ilimitados, além de permitir o anexo de arquivos de até 10 MB. Com o seu sistema de clicar e arrastar bastante visual, ele pode ser utilizado como uma alternativa para quem deseja mais estrutura na organização e gosta de "bater o olho" e verificar em que pé andam as coisas. 

Zoho Projects 

Com limite de 2 projetos e a participação de até três usuários o Zoho Projects se destaca por seu visual, que permite uma visualização de tarefas ao estilo "linha do tempo" e utiliza de recursos como cores e ícones para apresentar os dados de forma mais amigável e garantir que você não se perca ao selecionar as cores que vão designar cada etapa do seu projeto pessoal.