Home  >  Negócios

Departamentos de RH passam por transformação digital durante pandemia

De acordo com pesquisa da Acesso Digital, Cia de Talentos e Instituto Locomotiva, 47% dos entrevistados estão modernizando setor de recursos humanos

Da Redação

17/06/2020 às 13h00

Foto: Shutterstock

Levantamento “Impactos da COVID-19 no trabalho em grandes empresas” apontou que 47% das empresas estão se movimentando pela adoção de soluções de modernização para a área de recursos humanos.  

Realizada pelo Instituto Locomotiva, Acesso Digital e Cia de Talentos,
a pesquisa ouviu 185 profissionais de RH de empresas de todo o Brasil,
entre os dias 14 e 27 de abril. Destes, apenas 21% dos afirmaram que as
empresas já utilizavam métodos inovadores em processos de RH. Porém,
mais da metade deles disse existir uma pressão da liderança para
utilizar tecnologia na área. 

A análise também revelou o quanto a burocracia impacta os processos de RH. Segundo o levantamento, mais de três a cada dez empresas perdem um candidato já admitido por causa da papelada e morosidade.  

“A simplificação de processos já estava na pauta dos RHs, mas a pandemia acelerou a necessidade por ferramentas que possibilitem transações remotas. Reduziram-se as barreiras internas por adoção de tecnologia”, explica Gabriela Onofre, VP de Comunicação e Marketing da Acesso Digital. 

Gerenciando à distância 

Com as mudanças nos contratos de trabalho a partir da aprovação da MP 936, a assinatura eletrônica é uma das soluções que têm auxiliado a gestão. 

“Tivemos um aumento de 40% em novos clientes, de diferentes áreas de negócio, na nossa ferramenta de RH. Foram seis mil admissões remotas para supermercadistas e farmácias e mais de 54 mil documentos assinados entre os novos clientes. Acordos de suspensão ou redução de jornada, contratos de admissão e até de demissão estão sendo assinados eletronicamente e são aceitos pelos órgãos governamentais como documentos legais”, afirma Onofre.   

Quando questionados sobre a eficiência na implantação de ferramentas para o trabalho em home office, 52% dos profissionais de RH entrevistados avaliaram que as empresas estão sendo muito eficientes.

Já 95% deles acreditam que, no futuro, processos como o de admissão serão feitos totalmente de forma digital.