Home  >  Inovação

Nova solução em QR code promete evitar aglomerações em lojas e supermercados do Brasil

Tecnologia se propõe a melhorar a gestão do fluxo de pessoas dentro e fora do estabelecimento em um período onde o distanciamento social é necessário

Da Redação

29/05/2020 às 11h00

Foto: Shutterstock

A Seal, empresa de tecnologia e captura automática de dados, lançou uma tecnologia que busca ajudar a evitar filas e aglomerações em lojas e supermercados de todo o Brasil. A solução batizada de "Sem Fila", segundo a companhia, é uma solução simples, de baixo investimento e fácil implementação por lojistas de qualquer porte ou segmento. A tecnologia se propõe a melhorar a gestão do fluxo de pessoas dentro e fora do estabelecimento em um período onde o distanciamento social é necessário para evitar a propagação do novo coronavírus.

O software dispensa a instação de aplicativos, uma vez que envolve a leitura de QR Codes pelos celulares dos próprios clientes. A tecnologia atua em duas frentes: no controle de entrada na loja, limitando a quantidade de pessoas dentro do local; e no agendamento de filas virtuais, dando ao cliente a visibilidade de todas as filas nos caixas e nas seções desejadas.

Segundo a Seal, a solução ainda permite extrair relatórios e dados, incluindo a quantidade de pessoas em cada uma das filas, o tempo estimado de espera até o atendimento, o horário de pico de atendimento, o perfil dos clientes que visitam a loja e até mesmo o tíquete médio.

A solução ainda otimiza a organização de filas por prioridade, antecipando o atendimento a idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pais com crianças de colo.

“As filas sempre foram um desafio para o varejista, motivando esforços para garantir a melhor experiência possível para os clientes e gerar mais conveniência. Isso se torna ainda mais importante em um momento em que é necessário evitar aglomerações”, afirma Wagner Bernardes, CEO da Seal. “Colocar um software gestor de filas em prática de forma simples, que entrega ao cliente mais conforto e segurança sem obrigá-lo a instalar um aplicativo no celular, além de promover uma nova maneira de fazer com que as pessoas não precisem mais ficar paradas em filas, é justamente a proposta dessa nova solução.”

Como funciona o controle de entrada

O controle de entrada na loja só depende de dois tablets, uma impressora portátil e conexão à internet sem fio. Ao fazer a leitura do QR Code no acesso ao local e preencher um formulário breve com dados básicos, um ticket impresso é gerado e o cliente automaticamente entra numa fila virtual caso a capacidade autorizada do estabelecimento tenha sido excedida.

Na sequência, basta que o cliente aguarde o recebimento de um SMS ou notificação automática em seu celular para que possa mostrar o código em um tablet na entrada do estabelecimento e ter o acesso liberado. Quem não tiver celular poderá retirar o ticket impresso ao interagir com o dispositivo.

Ao finalizar a compra e entregar o ticket impresso no caixa, o cliente só precisa aguardar que o operador realize a baixa do código e libere a saída, abrindo espaço para a próxima pessoa aguardando para ingressar na loja.