Home  >  Inovação

Empresas de tecnologia se unem para lançar app que oferece ‘logística segura’ para doações de sangue

Projeto oferece conectividade gratuita aos doadores de sangue que desejam participar de eventos realizados em estádios de futebol

Da Redação

25/05/2020 às 17h18

Foto: Shutterstock

As empresas Qualcomm, MTM Tecnologia e a ClearTech se uniram para lançar um aplicativo que busca assegurar doações de sangue em todo o Brasil. Em meio à crise provocada pela covid-19 e o distanciamento social que ela exige, bancos de sangue em todo o mundo estão enfrentando sua escassez. Ao mesmo tempo, a maioria dos hemocentros opera sem agendamento e suas cadeiras de doação são dispostas lado a lado. Essa situação aumenta o risco de que muitos doadores apareçam ao mesmo tempo e aguardem juntos em espaços confinados, o que eleva a possibilidade de transmissão do novo coronavírus.

Para endereçar o desafio surgiu o “Projeto Sangue Verde e Amarelo”, encabeçado por um grupo de organizações que visam incentivar doações seguras durante a atual crise de saúde. O projeto é coordenado com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e a Associação Paulista de Medicina (APM) para a realização de eventos de doação de sangue em estádios de futebol, onde há espaço suficiente para reduzir o risco de transmissão da covid-19 entre doadores e profissionais de saúde.

Já o aplicativo Sangue Verde e Amarelo (disponível para Android e iOS) entra para assegurar a "logística" dos doares. O app móvel fornece conectividade gratuita aos doadores de sangue que desejam participar desses eventos.

O aplicativo permitirá que os doadores recebam alertas de eventos de doação, obtenham informações sobre os critérios para isso e agendem compromissos. Os hemocentros terão acesso a um site que confirma os agendamentos dos doadores e envia mensagens a eles.

O primeiro evento de doação de sangue está programado para essa terça-feira (26), com ações adicionais planejadas para os próximos três meses em estádios de futebol em todo o Brasil.

Para disponibilizar o aplicativo de forma gratuita, as empresas concentraram esforços. A Qualcomm, por meio de sua iniciativa Wireless Reach, oferece suporte ao desenvolvimento do aplicativo móvel, além de lançar o portal e ativar o serviço 0800 que fornece acesso gratuito à internet para os usuários. Já a ClearTech é responsável por fornecer dados para garantir que pessoas de baixa renda possam acessar o serviço sem cobrança do seu pacote de dados pela operadora. Por fim, a MTM Tecnologia contribui com sua plataforma de desenvolvimento usada na implementação do aplicativo móvel e apoiará o desenvolvimento do app e do website.

“A tecnologia móvel tem um papel social importante em uma crise de saúde”, lembra Francisco Soares, vice-presidente de Relações Governamentais da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda na América Latina.