Home  >  Carreira

Estes são os 5 livros que Bill Gates recomenda ler na quarentena

Lista tradicional de Gates inclui títulos sobre negócios e economia, um romance complexo e obra referência em pandemias

Da Redação

22/05/2020 às 8h12

Foto: Reprodução/GatesNotes

Conhecido leitor ávido, Bill Gates tem o hábito de compartilhar a sua lista de livros favoritos do momento, pelo menos, duas vezes ao ano. Nesta semana, o cofundador da Microsoft publicou em seu blog os cinco livros que indica para o período que seriam as tradicionais férias do meio do ano não fosse a quarentena mundo afora provocada pelo novo coronavírus.

Há na lista de Gates, inclusive, títulos que refletem sobre pandemias. "Atualmente, a maioria das minhas conversas e reuniões são sobre a covid-19 e como podemos conter a maré. Mas também me perguntam com frequência o que estou lendo e assistindo - porque as pessoas querem aprender mais sobre pandemias ou porque estão procurando uma distração", afirmou Gates.

Abaixo, confira os cinco livros recomendados para o semestre e uma breve análise de Gates sobre cada um deles.

A Grande Gripe, de John M. Barry

"Estamos vivendo um momento sem precedentes no momento. Mas se você está procurando uma comparação histórica, a pandemia de influenza de 1918 é o mais próxima possível. Barry lhe ensinará quase tudo o que você precisa saber sobre um dos surtos mais mortais da história da humanidade. Embora 1918 tenha sido um período muito diferente de hoje, A Grande Gripe é um bom lembrete de que ainda estamos lidando com muitos dos mesmos desafios".

Cloud Atlas, de David Mitchell

"Esse é o tipo de romance que você vai pensar e falar por um longo tempo depois de terminar. A trama é um pouco difícil de explicar, porque envolve seis histórias inter-relacionadas que acontecem há séculos (incluindo uma que eu particularmente amei sobre um jovem médico americano em um veleiro no Pacífico Sul em meados do século XIX). Mas se você estiver com vontade de contar uma história realmente convincente sobre o melhor e o pior da humanidade, acho que você se sentirá tão envolvido quanto eu.

A Bailarina de Auschwitz, de Dr. Edith Eva Eger

"Este livro é parcialmente um livro de memórias e parcialmente um guia para o processamento de traumas. Eger tinha apenas 16 anos quando ela e sua família foram mandadas para Auschwitz. Depois de sobreviver a horrores inacreditáveis, ela se mudou para os Estados Unidos e se tornou uma terapeuta. Seu histórico único oferece uma visão incrível, e acho que muitas pessoas encontrarão conforto agora com suas sugestões sobre como lidar com situações difíceis".

Good Economics for Hard Time, de Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo

"Banerjee e Duflo ganharam o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas no ano passado e são dois dos economistas mais inteligentes que trabalham hoje. Felizmente para nós, eles também são muito bons em tornar a economia acessível para as pessoas comuns. Seu livro mais recente aborda as desigualdades e as divisões políticas, concentrando-se em debates sobre políticas que estão na vanguarda em países ricos como os Estados Unidos".

The Ride of a Lifetime, por Bob Iger

"Este é um dos melhores livros de negócios que li em vários anos. Iger faz um excelente trabalho explicando como é ser o CEO de uma grande empresa. Esteja você procurando ideias de negócios ou apenas uma leitura divertida, acho que alguém apreciaria suas histórias sobre a supervisão da Disney durante um dos momentos mais transformadores de sua história".