Home  >  Negócios

Netskope amplia operação de data center na América Latina

Novos pontos de presença ampliam rede de nuvem privada para garantir alta performance das aplicações

Carla Matsu

19/05/2020 às 11h59

Foto: Shutterstock

A fabricante de soluções de segurança na nuvem Netskope anunciou a expansão da rede Netskope NewEdge para novos data centers na América Latina. São Paulo, Brasil; Santiago, Chile; Bogotá, Colômbia e Buenos Aires, Argentina, recebem a atualização. A expansão da rede de nuvem privada, anunciada recentemente, acontece em um momento onde, em meio à pandemia do novo coronavírus e com muitos clientes dando sequência às suas operações de casa, elevou-se o consumo de serviços em nuvem.

Segundo a Netskope, a rede NewEdge busca mitigar o desafio da Internet pública tida pela empresa como "imprevisível e insegura". "A Internet pública é sobrecarregada por usuários que exigem excelente performance da web, nuvem e aplicações privadas, além das empresas que demandam mais segurança", diz a companhia.

"As empresas estão sob pressão para atender às necessidades de sua força de trabalho altamente distribuída, mas enfrentam dificuldades devido aos dispositivos de segurança legados implementados em alguns locais, e acabam sacrificando a performance para obter segurança", destaca Sanjay Beri, fundador e CEO daNetskope.

A NewEdge fornece serviços de segurança em linha por meio de uma infraestrutura global, com base em tecnologias e processos avançados de otimização de aplicações e redes. Como rede de nuvem privada, a companhia afirma que a solução consegue otimizar a conectividade com arquitetura global resiliente. Essa combinação, diz a Netskope, "aprimora a experiência geral do usuário, resultando num melhor desempenho da web, nuvem e aplicações privadas para os clientes Netskope".

O que muda para o mercado na América Latina

Alain Karioty, diretor regional de vendas da Netskope para América Latina, destaca que a expansão de data center na região é estratégica para os negócios globais da empresa. "Tanto para aqueles com sede na região, como para as multinacionais globais com presença significativa na América Latina. Foi a demanda desses clientes que tornou fácil a decisão, para fornecer à infraestrutura local de uma verdadeira nuvem privada nas localizações que selecionamos", comentou o executivo à Computerworld Brasil.

Segundo Karioty, a expansão da NewEdge para data centers na região consegue entregar soluções de segurança, sem depender de recursos nos Estados Unidos. "O que é diferente e muito superior à abordagem do 'ponto de presença virtual' (vPOP) que vemos de outros fornecedores, onde o equipamento em muitos vPOPs é limitado a equipamentos de rede, só que todo o processamento de segurança para esse local ocorre nos EUA. Isso torna suas redes e a segurança mais lentas e menos confiáveis, ​​e acaba prejudicando a performance do usuário final", explica Karioty.

Entregue na NewEdge, a Netskope Security Cloud oferece visibilidade a dados em tempo real e proteção contra ameaças aos serviços em nuvem, websites e aplicações privadas acessados ​​de qualquer localidade ou dispositivo

A expansão da Netskope NewEdge dá sequência ao anúncio recente de disponibilidade geral do Netskope Private Access, solução ZTNA (Zero Trust Network Access) baseada em nuvem, que fornece a escritórios e funcionários remotos acesso rápido e seguro a aplicações privadas, bancos de dados, compartilhamentos de arquivos, servidores e outros serviços hospedados em nuvens públicas e data centers corporativos.