Home  >  Plataformas

Google Cloud anuncia facilidade para clientes VMware expandirem estratégia multicloud

Com Google Cloud VMware Engine, clientes podem estender cargas de trabalho baseadas em VMware para a nuvem sem reconstruir cargas de trabalho

Da Redação

18/05/2020 às 10h06

Foto: Shutterstock

O Google Cloud anunciou na última semana o próximo passo em sua parceria com a VMware, o Google Cloud VMware Engine. A empresa espera que o serviço totalmente gerenciado esteja disponível neste trimestre em duas regiões dos Estados Unidos, expandindo-se para outras regiões do Google Cloud globalmente no segundo semestre do ano.

O Google Cloud VMware Engine é totalmente gerenciado pelo Google Cloud e é um serviço integrado do VMware Cloud Verified vendido e suportado pelo Google Cloud. Segundo a empresa, o Cloud Verified é o mais alto nível de validação para serviços em nuvem baseados em VMware, garantindo aos clientes que a solução ofereça as mais completas e avançadas tecnologias VMware Cloud, com consistência e compatibilidade em ambientes locais e na nuvem. A solução utiliza a VMware Cloud Foundation em seus servidores bare metal.

“Com VMware no Google Cloud, os clientes poderão aproveitar toda a familiaridade e proteção de investimento das ferramentas e do treinamento VMware à medida que executarem suas estratégias de nuvem. Poderão também colocar rapidamente novos serviços no mercado e operá-los com tranquilidade e mais segurança em um ambiente de nuvem híbrida”, disse Sanjay Poonen, Diretor de Operações, VMware.

A empresa continua apostando em clientes corporativos, investindo em parcerias com empresas como a VMware para atrair mais cargas de trabalho dessas empresas. Há menos de um ano, o Google anunciou que o VMware Cloud Foundation chegaria ao Google Cloud e começaria a oferecer suporte às cargas de trabalho do VMware. Então, em novembro passado, o Google Cloud adquiriu a CloudSimple, uma empresa especializada na execução de ambientes VMware e com a qual o Google já havia parceria para suas implantações VMware originais. A empresa descreve o anúncio como o terceiro passo nessa jornada.

Segundo a empresa, a parceria da VMware e do Google Cloud aumentará as estratégias de multicloud dos clientes e impulsionará a transformação digital e a resiliência dos negócios usando a mesma Cloud Foundation que os clientes executam nos data centers hoje. Agora, as organizações podem implantar rapidamente seus ambientes VMware locais no Google Cloud, fornecendo escala, agilidade e acesso a serviços nativos da nuvem.

O VMware Cloud Foundation inclui VMware vSphere, VMware vSAN e VMware NSX-T e é implantado e gerenciado pelo Google Cloud, disponibilizando prontamente as principais tecnologias VMware para os clientes. Além disso, os clientes terão acesso ao VMware HCX, uma solução VMware projetada para simplificar a migração de aplicativos, o que reduzirá ainda mais o atrito de mover cargas de trabalho para a nuvem.

“O Google Cloud VMware Engine foi projetado para minimizar sua carga operacional, para que você possa se concentrar nos seus negócios. Cuidamos do ciclo de vida da pilha de software VMware e gerenciamos toda a infraestrutura e atualizações relacionadas. Os clientes podem continuar aproveitando as ferramentas de gerenciamento de TI e serviços de terceiros consistentes com o ambiente local”, falou June Yang, Gerente Geral, Google Cloud.

O Google também está trabalhando com fornecedores terceirizados como NetApp, Veeam, Zerto, Cohesity e Dell Technologies para garantir que suas soluções também funcionem na plataforma do Google.

"Como os clientes procuram simplificar sua jornada de migração na nuvem, estamos comprometidos em criar serviços em nuvem para ajudar os clientes a se beneficiarem da maior agilidade e eficiência da execução de cargas de trabalho VMware no Google Cloud", disse Bob Black, Diretor Global de Aliança de Liderança Global da Dell Technologies na Deloitte Consulting. "Ao combinar a tecnologia do Google Cloud e a experiência de transformação comercial da Deloitte, podemos permitir que nossos clientes acelerem sua migração na nuvem, unifiquem operações e se beneficiem dos serviços inovadores do Google Cloud, enquanto procuram modernizar aplicativos", complementa.