Home  >  Plataformas

Até 50 pessoas: WhatsApp vai atrás de Zoom com novo recurso de videochamada

Popular mensageiro prepara recurso que permitiria a entrada simultânea de até 50 pessoas em videoconferências

Carla Matsu

13/05/2020 às 9h00

Foto: Shutterstock

O mercado de aplicativos de videochamada ganhará, em breve, um concorrente de peso. Segundo o WABetaInfo, site que testa versões preliminares do WhatsApp, o aplicativo em questão prepara um recurso de videochamada que permitiria a entrada simultânea de até 50 pessoas. Ele ainda incorporaria um atalho para o Messenger Rooms, que o Facebook anunciou no final de abril.

Ainda não há previsão de quando o novo recurso do WhatsApp será liberado para usuários. A versão da qual o WABetaInfo teve acesso foi a 2.2019.6 do WhatsApp Web. Segundo o site, o recurso também funcionaria em iPhones. Vale ressaltar que mesmo lançando um recurso do tipo com, digamos, um relativo atraso frente a outros concorrentes, o WhatsApp conta com a vantagem de sua popularidade. No Brasil, mais de 120 milhões de pessoas utilizam. No mundo, são 1,5 bilhão de usuários ativos.

Dado a quarentena forçada pela pandemia de coronavírus e a, consequente, adoção do home office em escala, os serviços de videoconferência viram o número de usuários disparar nos últimos meses. A Zoom Video Communications, que permite chamadas com até 100 pessoas, foi uma das que mais se beneficiou com a nova realidade. As ações da startup chegaram a subir 60% neste ano.

De olho neste lucrativo e popular mercado, gigantes do setor também correram para entregar novos recursos para as plataformas existentes. O Google anunciou, no fim do mês passado, que o Google Meet (vinculado à versão corporativa do Google, o G Suite) estaria gratuito para todos a partir deste mês de maio. Para além da gratuidade, a plataforma também expandiu a capacidade de pessoas participarem de uma mesma videoconferência, indo até 100 e sem limite de tempo.

O Microsoft Teams, aplicativo de comunicação corporativa da Microsoft, também viu seus números acenderem com a quarentena mundo afora. Segundo recente balanço, o Teams atingiu 44 milhões de usuários ativos por dia.