Home  >  Segurança

Maioria das pessoas ainda repete senhas em diferentes serviços, avalia pesquisa

Pesquisa ainda identifica que mais de 30% das pessoas em cargos de gêrencia utilizam senhas óbvias

Da Redação

07/05/2020 às 12h00

Foto: Shutterstock

Uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos pela empresa SecureAuth com 2 mil pessoas identificou que 53% delas usam a mesma senha em diferentes contas. A prática que facilita a vida, é das menos recomendáveis em termos de segurança.

Pior: 21% dos trabalhadores contam que usam a mesma senha no trabalho e no e-mail pessoal. Outra prática questionável. E detalhe, a coisa é pior entre os gerentes. Só 38% disseram que suas senhas de trabalho são únicas. Entre quem não é da gerência, o número é bem melhor, 70%.

De acordo o relatório, 34% dos gerentes também admitem usar senhas comuns, como 123456789 ou a palavra "senha".

O conteúdo com menos segurança, de acordo com a pesquisa são as contas de serviços de streaming, que têm suas senhas compartilhas entre diversas pessoas.

Logo depois, contas de jogos e as senhas de celulares. O que é menos compartilhado é o e-mail, ainda assim 34% compartilham a senha do e-mail comercial.

O que tem a ver compartilhar a senha e a segurança dela? A forma como o compartilhamento é feito. Na maioria da vezes, nada seguros, 20% dos entrevistados compartilham por mensagem de texto, 19% em ligação telefônica, 15% em nota escrita e só 10% por e-mail.

Tags