Home  >  Carreira

Como realizar uma conferência on-line proveitosa para quem assiste

Com o boom de conferências é importante entender quais realmente irão acrescentar valor para você

Da Redação

04/05/2020 às 12h00

Foto: Shutterstock

Com a ida de boa parte da força de trabalho para o sistema de trabalho remoto, muitas empresas estão investindo na prática de eventos on-line, sejam produções ao vivo ou disponibilização de conteúdos gravados.

Em meio a tantas opções, a dúvida acaba surgindo: quais eventos vale a pena acompanhar? O jornalista Matthew Heuseer, do TechRepublic , conversou com Derek Weeks, vice-presidente da Sonatype, para entender como ele realiza essa priorização.

Weeks é cofundador da All Day DevOps, uma conferência DevOps de 24 horas e cinco faixas  fundada em 2016. Ele explica que, com base em três linhas de pensamento, é possível tornar seus encontros mais proveitosos para os participantes:

Considere disponibilizar o treinamento online de forma gravada

Quando gravados, os encontros online oferecem algumas vantagens sobre o modelo clássico. Primeiro, você pode assistir ao vídeo para se familiarizar e, em seguida, assistir novamente, de fato acompanhando. Nesse caso, você pode pausar quando se prender em algum ponto ou durante longas falas. 

Você pode, é claro, apenas assistir vídeos gratuitos online. Porém, as conferências oferecem outros recursos: elas resumem um grande conjunto de ideias. Neste formato também é garantido que as conversas sejam atuais e as ideias sejam populares o suficiente. Por isso, vale investir nesse tipo de formato, caso o assunto realmente te interesse.

Na All Day DevOps, você pode pular para o início de outra sessão e experimentar as cinco. Não existe vergonha de sair mais cedo ou frustração que todas as outras faixas começaram e estão atrasadas.

Utilize ferramentas alternativas para fomentar relacionamentos

Este é um fator mais desafiador em um formato virtual. Na reportagem, Derek Weeks explicou que a All Day DevOps tem uma estratégia diferente. Ele usa um canal do Slack, mas planeja um local especial para quando cada conversa termina. 

Ao transmitir as palestras dessa maneira, elas "são mais autênticas para o público, especialmente se elas começarem a conversar depois. Como um programa de televisão ao vivo versus pré-gravado, ele tem uma sensação diferente. Você também precisa dar às pessoas uma chance de interagir. Eles precisam ter uma maneira de interagir. " 

Tiffany Jachja, advogada desenvolvedora da Harness, explica que a empresa fornece Entrega Contínua como Serviço e, como todo mundo, está passando de eventos presenciais para online.

Jachja sugeriu subgrupos de acompanhamento com base nas sessões em que as pessoas assistiram e direcionou conversas para locais para criar conexões após o evento, como LinkedIn ou Twitter.

Incentive a criação de meetups

Originalmente projetado para reuniões locais, o formato de meetup (em espaços de tempo menores, porém mais constantes) pode ser ampliado para o mundo online para públicos mais segmentados.

Utilizando, por exemplo, ferramentas como Zoom, Webex, RingCentral e Google Hangouts para estabelecer comunicações.