Home  >  Negócios

TIM faz parceria com prefeitura do Rio para fornecer dados em tempo real sobre coronavírus

Operadora utilizará análise de dados para acompanhar concentração de pessoas em áreas afetadas pela pandemia

Da Redação

26/03/2020 às 13h00

Foto: ShutterStock

A TIM divulgou na segunda-feira (23) que firmou uma parceria com a prefeitura fluminense para fornecer dados em tempo real sobre a movimentação de pessoas em áreas afetadas com maior presença do novo coronavírus (Covid-19), de forma a identificar tendências de fluxo e bairros que podem entrar no foco de atenção do governo.

Para isso, a operadora irá utilizar estações rádio-base, capazes de enviar simultaneamente dados como uso da rede em determinadas regiões.

Esse movimento também está sendo utilizado ou considerado em países como Estados Unidos e Reino Unido, que também avaliam os benefícios de ampliar essa parceria para outras operadores.

Esse uso já está sendo realizado de forma massiva em nações como China e Israel, que utilizam os dados buscando atuar de forma mais efetiva contra a pandemia.

Alegações sobre uma potencial brecha de privacidade existem dentro de alguns governos para aplicar essa ferramenta em grande escala. Porém, o racional utilizado no momento diz respeito às possibilidades de prevenção e mitigação do vírus dentro da população.

*Com informações da Reuters