Home  >  Plataformas

Contra fake news, Ministério da Saúde lança canal sobre coronavírus no WhatsApp

Ferramenta vai auxiliar no esclarecimento das dúvidas da população

Da Redação

26/03/2020 às 18h15

Foto: Shutterstock

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (26/03) um canal no WhatsApp para tirar dúvidas a respeito do novo coronavírus. O serviço é gratuito. A ferramenta conta com orientações sobre a doença, sobre o tratamento e até protocolo de atendimento para profissionais dos postos de saúde.

Como funciona - Um bot (robô de atendimento automático) receberá perguntas e fornecerá orientações à população sobre o coronavírus. As dúvidas respondidas incluem recomendações sobre como agir frente a casos suspeitos, formas de contaminação, prevenção, ações do Ministério e desmistificação de boatos sobre o vírus.

“Desde o início da circulação do coronavírus no mundo, o Ministério da Saúde trata com total transparência as informações referentes ao tema. Esta ferramenta permitirá o contato imediato do cidadão com as diretrizes oficiais e informações verídicas, diretamente da fonte, evitando equívocos em um momento de cuidado extremo”, reforça o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O bot pode ser acessado no WhatsApp Web pelo link. Pelo celular, pode ser utilizado o link ou salvar o número +55 (61) 9938-0031 à agenda do telefone e iniciar uma conversa com um "Oi".

A linha brasileira de apoio à informação sobre o coronavírus é baseada na API do WhatsApp Business, usando o Robbu/Positus, um dos principais provedores de serviços de negócios do WhatsApp no país, segundo o Facebook, proprietário do WhatsApp.