Home  >  Carreira

Home office durante Covid-19: atenção às tecnologias evita constrangimentos

A falta de hábito em trabalhar remotamente pode gerar algumas “gafes” corporativas; entenda como diminuir chances para erros

Da Redação

25/03/2020 às 8h00

Foto: Shutterstock

Está circulando pela internet um vídeo no qual uma mulher, chamada Jennifer, está participando de uma reunião com várias pessoas quando leva o notebook para o banheiro e só lembrou de desligar a função de vídeo tempos depois, causando uma situação, vamos dizer, embaraçosa.

Apesar de extremo, é provável que situações do gênero ocorram com maior frequência por conta da alteração da rotina de muitas pessoas, que por da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que fez com que muitas pessoas adotassem o sistema de trabalho remoto para evitar a propagação do vírus. 

E como é possível se precaver para evitar que esse tipo de situação aconteça? Abaixo, apresentamos um manual de etiqueta para lidar com as ligações por videoconferência. Confira: 

Teste os equipamentos com antecedência 

Não espere para checar se está tudo bem apenas alguns minutos antes da reunião. 

Se você irá realizar a conferência pelo smartphone, pense se o sinal está forte e se não há interferência. 

Caso a conversa seja realizada em um computador, prefira utilizar a internet por cabo em vez de Wi-Fi, que costuma ser mais fraco. Também verifique se a câmera, alto-falantes e microfone do aparelho funcionam. 

Acesse a reunião no mínimo dez minutos antes para verificar se existe a necessidade de atualizar o software ou fazer algum download. E teste seu vídeo e áudio antes do início da reunião. 

Atenção ao cenário de fundo 

Se possível, realize a conferência de costas para uma parede com fundo neutro, ou tente ativar a função de vídeo com a câmera voltada para você e olhe atentamente o cenário às suas costas.  

Esse passo é importante para entender se existe alguma decoração ou quadro que possa desviar a atenção das pessoas que estejam te vendo ou se a câmera está enquadrando alguma coisa fora do lugar, como um copo ou uma peça de roupa. 

Se possível, use fones de ouvido 

Os alto-falantes do computador captam o ambiente, reproduzindo outras coisas além do som da sua voz – como o barulho da TV ou o movimento de outras pessoas na casa. 

Por isso, é indicado utilizar fones de ouvido com microfone, que isolam o som e permite que você converse durante a reunião.  

Deixe o som no mudo por padrão 

Seguindo a dica dos fones, se acostume a sempre deixar sua configuração de microfone no mudo, acionando apenas para se pronunciar sobre algum ponto durante a reunião. Isso evita que seu microfone capte ruídos que vão desde o som da sua respiração como barulhos externos. 

Dicas bônus: se precisar se retirar por alguns instantes, é melhor avisar do que levar o equipamento 

Utilizando o exemplo que abriu esta reportagem, é mais sábio indicar que precisa se ausentar da reunião por alguns instantes e depois comunicar que retornou (por texto ou voz) do que levar o smartphone ou computador consigo. 

Além disso, é possível que aconteça algum problema técnico (como perda de sinal) ou mesmo algum acidente, como uma queda ou contato com água. Nessas situações, vale mais pecar pela precaução do que pelo excesso.