Home  >  Plataformas

Cresce uso de aplicativos de comparação de preços

Sistemas de mobilidade, restaurantes e serviços públicos também avançaram, de acordo com estudo do GS1 Brasil

Da Redação

18/03/2020 às 12h32

celular
Foto: Shutterstock

O uso de apps de comparação de preços tem se tornado cada vez mais comum entre os consumidores brasileiros. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, com o apoio da GfK Brasil, revela que o uso desses aplicativos cresceu 15 pontos percentuais de 2017 para 2019, sendo adotado por 37% dos entrevistados.

Os apps em que o usuário pode adquirir ou vender produtos ainda lideram a lista na categoria Compras, sendo utilizados por 80% dos respondentes, seguida de apps de lojas (47%) e de leitor de código de barras (40%).

Segundo o levantamento,nNa categoria Serviços, observou-se o aumento do interesse por apps de restaurantes, como os de delivery, que são utilizados por 42% dos entrevistados, o que representa aumento de 9 pontos percentuais em relação a 2017.

Os apps de mobilidade encabeçam a lista dos preferidos nessa categoria, estando presente nos dispositivos de 83% dos participantes do estudo em 2019, o que significa um avanço de 20 pontos percentuais quando comparado a 2017. Os apps de serviços públicos já são usados por 10% dos consumidores, um aumento de 2 pontos percentuais no período.

O levantamento indicou ainda aumento de categorias de apps utilizados pelos brasileiros: os entrevistados possuem, em média, 12 categorias de aplicativos instalados, predominando os sistemas de comunicação, com 96% dos participantes utilizando os de Mensagem e 89% os de e-mails e redes sociais.