Home  >  Negócios

Coronavírus: mais de 130 empresas de tecnologia adotam trabalho remoto e ferramentas

Pesquisa inédita realizada pela redação da IT Mídia ouviu as práticas que empresas estão adotando em resposta ao avanço do Covid-19

Da Redação

17/03/2020 às 17h44

Foto: Shutterstock

O avanço do coronavírus no Brasil tem feito as empresas brasileiras de tecnologia reagirem com planos de contingência emergenciais. Entre as alternativas adotadas está o incentivo ao home office para colaboradores. Uma pesquisa inédita feita pela redação da IT Mídia entre os dias 16 e 17 de março com mais de 300 empresas de TI, Telecom, startups e empresas digitais, investigou quais delas já adotaram o trabalho remoto, além das ferramentas para habilitá-lo.

A grande maioria, ciente da gravidade da doença e de quão rápida é sua transmissão, institucionalizou a modalidade. Eventos e viagens, tanto nacionais e internacionais, foram suspensas, por enquanto.

Fornecedoras de tecnologia também têm liberado ferramentas de videoconferência e produtividade de forma gratuita. Google, Microsoft e Zoom, por exemplo, estão se organizando para atender às necessidades dos usuários existentes e comportar a nova demanda gerada pelo pico de uso das suas soluções. A Cisco também ofereceu licenças gratuitas para o Webex para lidar com o coronavírus.

No lista a seguir, confira o que cada uma das empresas está fazendo para combater o coronavírus, a começar pelos seus funcionários.

Adobe

Em reuniões, a liderança compartilha novas políticas para proteger colaboradores e apoiar clientes. Funcionários foram encorajados a trabalhar de casa por, pelo menos, 30 dias, a contar de 12 de março. Escritórios do mundo todo passarão por higienização nesse período. Viagens foram suspensas e eventos dos próximos 30 dias só devem ser realizados virtualmente. Já realizam campanha de vacinação contra a gripe anualmente.

Aivo

Com 100% da força de trabalho em home office, empresa adotou ferramentas para trabalho colaborativo (Drive e Jira), comunicação interna (Slack), videoconferência (Zoom), e bate-papo (Hangouts).

Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes)

Aos seus associados, a Abes lembrou que a expectativa é de que a situação dure aproximadamente de 30 a 60 dias e pode impactar a economia e pequenas e médias empresas. Com seu time e associados, a Abes usará tecnologias como Polycom e os serviços do Zoom.

Adistec

Acerta os últimos preparativos para implementar uma política geral de home office em seus escritórios, além de ter cancelado viagens e eventos nacionais e internacionais. Colaboradores foram orientados a remarcaram eventos externos para o formato de videoconferência.

Aloo Telecom

A operadora regional de telecomunicações deu início, na última semana, ao envio de comunicados internos com medidas preventivas que a empresa está tomando, além de divulgação de campanhas de prevenção, a partir de informações oficiais divulgadas pela OMS. A companhia também orealiza rientação contínua para que toda a equipe, clientes e fornecedores utilizem ferramentas remotas para a realização de reuniões

Altitude Software

A empresa portuguesa de TI liberou o home office globalmente, primeiramente em modelo de rodízio e, agora, de maneira integral até 27/3 ou segunda ordem. Incentivou reuniões remotas, cancelou viagens e participação em eventos. A companhia já usa Microsoft Teams para se comunicar, o Go to Webinar para webinars internos e externos, e grupos no WhatsApp.

American Tower

A empresa global em infraestrutura de telecomunicações sem fio intensificou as ações de home office para todos os funcionários a partir desta semana. O acesso remoto à rede e soluções como o Microsoft Teams e o WhatsApp são oferecidos. Viagens nacionais e internacionais e reuniões presenciais foram canceladas. Já os funcionários que viajaram para áreas de risco ou que tiveram contato com pessoas com sintomas compatíveis aos do novo Coronavírus foram orientados a ficar em quarentena e não deverão comparecer ao escritório. A realização e participação em eventos estão suspensas, assim como reuniões com presença física com clientes, parceiros ou fornecedores.

Art IT

Colaboradores com mais de 50 anos e com sintomas de resfriados já estavam afastados desde a semana passada e, a partir da última segunda (13/3), o trabalho remoto foi instituído por tempo indeterminado. Todas as viagens e eventos cancelados e as reuniões feitas via videoconferência.

Atos

Criou um comitê de gestão de crise para monitorar em tempo real o avanço de COVID-19 em todos os países. Até 27 de março, incentiva a prática de home office por todos os colaboradores. Para os que quiserem continuar trabalhando do escritório, a empresa pede para optarem por horários alternativos. Viagens nacionais e internacionais foram canceladas, em especial, para as áreas mais afetadas pela pandemia. De modo geral, eventos foram cancelados ou adiados.

Auti Books

Optou por home office para todos os funcionários, e reuniões com parceiros e fornecedores são realizadas virtualmente. Viagens e eventos foram cancelados, seguindo a orientação de sair de casa apenas em casos de necessidade, como ir ao mercado ou farmácia. Reuniões e alinhamentos de equipe são realizados por Hangouts e Zoom.

Autodesk

Funcionários são incentivados a fazer home office globalmente, com orientações sobre recursos para as pessoas trabalharem de casa. Alguns profissionais, por reportarem para o exterior, já usam esse benefício alguns dias por semana. Todas as viagens para o exterior estão suspensas globalmente por tempo indeterminado. Já as viagens nacionais foram postergadas e muitas restringidas.

Automation Anywhere

A empresa fechou temporariamente escritórios em todo o mundo, com os funcionários trabalhando em casa. Também implementou restrições de viagem, possibilitando apenas aquelas com urgência específica. A companhia informa que está monitorando a situação do Covid-19 de perto e fará ajustes em suas políticas, conforme necessário. Para os clientes e parceiros, a comunicação com todas as vendas e suporte locais está disponível globalmente por e-mail, telefone, aplicativos de mensagens instantâneas ou videoconferência. Para as reuniões remotas, conta com a ferramenta Zoom.

A empresa também afirma estar contribuindo na construção de novas ferramentas para monitorar o avanço do coronavírus. Em colaboração com um parceiro de tecnologia em Macau, China, construiu um painel de serviço público habilitado por GPS que mostra as estatísticas locais atuais do Covid-19, locais de infecção, tempos de espera do hospital, disponibilidade local de máscaras, status do banco e outros informações úteis - atualizadas a cada poucos minutos.

BRQ Digital Solutions

Desde segunda (13/3), funcionários que estão no grupo de risco trabalham de casa e os demais devem entrar no mesmo sistema a partir da próxima segunda (23/3), por um período inicial de 14 dias. No momento, ferramentas como Zoom, Microsoft Teams e Facebook Workplace são utilizadas para comunicação interna e externa.

Chatclass

A edtech realizará suas atividades de forma remota entre as equipes em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Nova York.

Cielo

Instituiu o home office, incluindo terceirizados da matriz e filiais. A exceção é para o colaborador cuja presença física seja indispensável para as operações. A principal ferramenta de comunicação é o Office 365. Várias reuniões com presença física foram substituídas por áudio ou videoconferência nos últimos dias.

Cigam

Desde que o vírus chegou ao Brasil, enviam comunicados explicativos e sobre tomadas de decisão sobre o assunto. O trabalho remoto pode ser contínuo ou em dias específicos, dependendo da liderança de cada departamento.

Cipher

A companhia de software de cibersegurança estimulou o home office como prioridade, especialmente para aqueles que voltaram de países com casos confirmados. Para a comunicação, usa Skype for business, WhatsApp e Zoom.

Cisco

Segundo comunicado do CEO, Cisco implementou políticas de home office para limitar a exposição dos funcionários. Ofereceu também plataformas Webex e de segurança gratuitas para demais empresas.

Citrix

Os colaboradores da companhia estão trabalhando de casa e as viagens e eventos marcados foram cancelados. Nos dias anteriores, a empresa orientou funcionários sobre as diretrizes de segurança e o uso de álcool gel já estava estabelecido nos escritórios.

Connekt

O home office será instituído, mas não será obrigatório. Aqueles que puderem e quiserem ir ao escritório e não estiverem em grupo de risco (com crianças e idosos em casa ou que dependam transporte público), podem ir ao escritório. O álcool gel foi reforçado nas mesas e recepção. Adotaram algumas ferramentas para comunicação remota, como: Workplace, Grupos de WhatsApp, Teams, Skype e o AnyDesk caso seja necessário reparo nas máquinas.

Construtivo

Tem comunicado sobre o assunto e liberado para trabalho remoto os colaboradores que apresentem sintomas da doença. Eventos externos foram cancelados, e o Hangouts, do Google, é utilizado para reuniões.

Convenia

Está com a equipe de 72 funcionários trabalhando 100% remota. Para a rotina de trabalho, usa soluções da própria empresa como a plataforma em nuvem e ferramentas externas como o WhatsApp. Divulgou internamente um playbook do Coronavírus, com todas as recomendações para a empresa, além de uma reunião com os gestores de cada área para montar um plano de ação por time.

Claro

Criou um comitê de crise para ações imediatas e emergenciais. As medidas adotadas se aplicam à Embratel e à Nextel, que faz parte da Claro. A operadora mapeou as atividades que podem ser realizadas remotamente e estimula o home office quando possível. Colaboradores da Embratel, em específico, possuem estrutura para trabalho remoto por meio do Conecta Home Office, solução que também está sendo ofertada para empresas que desejam manter suas operações ativas, independentemente do local de trabalho.

Cubo

As operações do espaço físico do hub foram paralisadas desde 16/3. A recomendação é de que as empresas residentes estimulem o home office das equipes. Realizam comunicados diários sobre novidades e o funcionamento do prédio. Todos os eventos do Cubo estão suspensos até 10 de abril. Para comunicação, usam e-mail, Slack, WhatsApp e Hangouts.

Cuponeria

A startup de cupons de desconto orientou os 45 funcionários a trabalharem de casa. Para a rotina, usa Slack, onde ficam todos os materiais armazenados, e o Google Hangouts para as reuniões de time e calls com clientes.

Dahua Technology

O home office deve ser implementado em alguns dias. Nesse meio tempo, conta com álcool gel em todos os ambientes e apenas viagens nacionais de curta duração são autorizadas. Para o trabalho remoto, utilizará o Skype for Business.

Dandelin

O Dandelin é um aplicativo que conecta pacientes a médicos e fará toda sua operação de escritório de forma remota a partir desta semana. Para os usuários, incluirá um selo de médicos indicados para atendimento caso o paciente tenha sintomas do Coronavírus. Os médicos, infectologistas, clínicos gerais e otorrinolaringologistas, que se colocarem à disposição para atender, terão o selo ao lado do nome.

Data System

A unidade da cidade de São Paulo está em home office e a companhia organiza o escritório de Limeira para ficar em casa a partir desta semana. Viagens e eventos foram adiados - inclusive, a comemoração de 25 anos da empresa, programada para o dia 28 de março. O trabalho a distância já é algo comum na empresa, então investimentos adicionais não foram necessários, pois a firma já atua com os produtos da plataforma GSuite.

Dedalus

Home office poderá ser realizado todos os dias da semana. Até então, havia uma política de home office uma vez por semana. Nos cargos onde não há a possibilidade do colaborador fazer home office, empresa sugere que sejam evitados os horários de pico para aqueles que dependem de transporte público. Na medida do possível, recomenda que funcionários devem sair e entrar mais cedo ou mais tarde como forma de diminuir o risco de contaminação.

Digisystem

Com o time em home office, optou por comunicações via e-mail e WhatsApp, bem como ferramentas de videoconferência.

ELAS

Os eventos do março foram adiados. Todas as colaboradoras da escola farão home office até final de abril. Além disso, a ELAS segue as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), evitando o contato social possível. A escola disponibilizará os produtos físicos, para o B2B e B2C, como o Programa ELAS, na plataforma on-line.

Emailage

Tem usado ferramentas como Zoom, Slack e WhatsApp para comunicação entre os colaboradores que trabalham de casa, além do uso de VPN.

Engineering

Determinou trabalho remoto imediato para colaboradores no grupo de risco, cancelou viagens internacionais, e viagens nacionais apenas devem ser realizadas em última instancia e com a autorização do Diretor da Divisão de Negócio. Colaboradores com sintomas serão afastados em isolamento de 7 a 14 dias. Abriu um canal 24h, chamado Ligue Saúde da Ami,l para dúvidas e orientações via telemedicina. Para o trabalho remoto, usam WhatsApp e Teams.

Eset

A empresa recomenda evitar viagens pessoais e profissionais para países com transmissão sustentada (China, Coreia do Sul, Japão, Irã, Europa e Estados Unidos) e para outros países que apresentaram casos. A empresa pede também que evitem a participação em eventos e conferências com multidões onde não é possível garantir que as pessoas presentes não tenham visitado países com transmissão sustentada nos últimos 14 dias.

Eventials

Desde o dia 12 de março, todos os colaboradores foram incentivados a trabalhar no regime de home office e evitar grandes aglomerações. Para os eventos que estavam programados, utilizam a plataforma de webinars da Eventials e para comunicação interna como reuniões, usam Skype e Slack.

Everis

Após incentivar o trabalho de casa, usa tecnologias já adotadas anteriormente: Microsoft Teams, Jira, Trello, everisyou e BrightTALK.

Facebook

Desde 16 de março, funcionários do Facebook em todo o mundo trabalham remotamente. Para os que não podem executar funções fora do escritório, está tomando medidas para garantir a segurança e saúde de todos.

Fico

Incentivou os colaboradores a trabalharem de casa para ajudar a prevenir ou reduzir a propagação do vírus. Internamente, aumentaram a disponibilidade de álcool gel e restringiram viagens, além de cancelar eventos. Para aqueles com qualquer sintoma ou que tenham viajado para áreas de risco é determinado o trabalho de casa. Usam o Zoom para reuniões internas e com clientes.

Fhinck

A startup adotou o home office a partir de 16 de março, e liberou gratuitamente licenças de seu software para startups residentes do CUBO, para que possam analisar produtividade e processos mesmo em trabalho remoto.

Focus IT

Está implementando a política de home office para os funcionários que retornaram de viagens realizadas a outros países. Dispõe de plataformas como Skype, Webex e Microsoft Teams para o trabalho remoto.

Fortinet

Atualiza funcionários por meio de uma ferramenta interna e, externamente, realiza uma campanha de segurança, disponibilizando ferramentas para que o trabalho remoto ocorra de forma a proteger os dados da companhia. Eventos nacionais e internacionais foram cancelados até segunda ordem.

F5 Networks Brasil

O home office já é uma prática da F5, que usa soluções próprias para garantir a segurança do trabalho mesmo em ambientes fora do escritório. Viagens foram reduzidas ao máximo e eventos próximos cancelados ou postergados.

gA

Já realizavam home office alguns dias da semana e estão prontos para estender a prática, caso seja necessário. No escritório e o uso de máscaras é incentivado, principalmente para aqueles que usam transporte público. A quarentena é indicada àqueles que estiveram em países de risco ou que tiveram contato com pessoas de lá. Cancelou viagens e eventos e trouxe colaboradores que estavam no exterior de volta para casa. Para a continuação do trabalho estão usando Teams, Skype, Workplace Chat, Zoom e Bluejeans, dependendo do projeto.

Gama Academy

Com previsão mínima de 15 dias, todos os trabalhadores da Gama Academy realizarão as atividades remotamente, com acompanhamento das lideranças. O home office já era uma prática, mas é a primeira vez que todos são obrigados a trabalhar dessa maneira. Deu instruções e apoio financeiro para aqueles que não possuem internet adequada ou suficiente para o trabalho. As viagens foram canceladas e nenhum evento presencial será realizado nas próximas oito a dez semanas. Usam Slack para comunicação interna oficial e bots para controle da jornada e da saúde dos funcionários.

GetNinjas

Todos os colaboradores estão trabalhando remotamente, pelo menos até 30/3. Ainda assim, há álcool gel à disposição em todos os locais da empresa. Após retornarem ao trabalho, o time de Pessoas e Cultura prevê incentivar uma campanha interna de vacinação. Agora, os funcionários utilizam Slack e Hangouts, além de outras ferramentas do G-suite, para comunicação do time.

GMD

Desde 9/3 iniciaram a implementação momentânea e gradativa de home office. O WeWork, onde a agência fica sediada, ofereceu álcool gel nos ambientes comuns. Viagens para eventos internacionais foram canceladas até junho, e as reuniões presenciais, a partir de 13/3, foram remarcadas ou transformadas em calls. Utiliza ferramentas como Hive, Google Drive, Hangouts e Meets para reuniões e comunicação interna.

Google

Liberou os funcionários para trabalho remoto, e restringiu viagens internacionais que não sejam essenciais. Cancelou grandes eventos, como o Cresça com o Google e o Women Will.

Go2NeXt

Está definindo quem fará home office, utilizando ferramentas como Skype e Webex. O objetivo é manter 100% da agenda e dos cronogramas utilizando soluções remotas. A instalação de soluções da empresa em clientes foi postergada em duas semanas, e reuniões que requeriam viagens são realizadas por videoconferência. A decisão é de que a empresa não participe de eventos, sejam globais ou locais, até que a situação se estabilize.

Grupo Binário

Implementou home office para quase toda a empresa. Todas as viagens foram canceladas, assim como os eventos presenciais. Como ferramentas de colaboração e comunicação, a empresa adota a plataforma G Suite, do Google e passou a adotar o software PABX em todas as máquinas dos colaboradores.

Hitachi Vantara

Liberou home office para colaboradores que não se sentem bem, provendo os recursos necessários para trabalho remoto. Eventos foram cancelados em março e reuniões com clientes são realizadas por meio de plataformas como Zoom e Skype for Business.

IBM

Suspendeu viagens domésticas e reduziu drasticamente as internacionais. Muitos funcionários em áreas de alto impacto estão trabalhando remotamente. A empresa continua a usar a tecnologia para participação virtual em reuniões internas. Também transformou seus eventos internacionais Think 2020, PartnerWorld e Red Hat Summit em eventos somente digitais, assim como alguns eventos nacionais como o IBM Security Summit.

Informa que seus líderes técnicos e de indústria estão engajados em ajudar agências governamentais e de saúde a monitorar e gerenciar o surto. Por exemplo, o supercomputador Summit da IBM está ajudando pesquisadores do Departamento de Energia dos EUA a identificar compostos de drogas que podem desativar o coronavírus.

Juntos Somos Mais

Orienta seus mais de 80 funcionários a trabalharem de casa e evitarem viagens, tanto particulares quanto a trabalho. A Juntos Somos Mais divulgou internamente um documento completo com orientações de higiene e prevenção. Na apresentação, reforçou também o uso de ferramentas e plataformas como Slack, Microsoft Teams e Zoom para reuniões. Para o compartilhamento e atualização de arquivos, recomenda o uso do OneDrive, também da Microsoft. A empresa pede disciplina, organização, conexão e cumprimento de horários para seus colaboradores para que o trabalho remoto flua bem.

Kaspersky

O home office já era uma política para todos os funcionários, assim como o álcool gel já era disponibilizado em todas as áreas comuns da empresa. Viagens internacionais e nacionais foram canceladas, e quem viajou nas últimas duas semanas foi convidado a trabalhar remotamente por pelo menos 14 dias. As ferramentas que estão ajudando o trabalho a fluir são: MS-Teams, GoToMeeting e Threemma. Também conta com estrutura de VPN para garantir que as comunicações sejam eficientes e seguras.

Kearney

Trabalho remoto obrigatório desde 16 de março, por pelo menos duas semanas. Neste período também estão canceladas as viagens. Para funcionários retornando do exterior, a diretriz é que realizem o teste para COVID-19 e aguardem o resultado em casa. Todos os eventos serão cancelados ou transformados em conferências digitais, utilizando as ferramentas Webex (para reuniões e conferências) Jabber (para telefonia) e VPN - Microsoft Teams.

LinkedIn

O escritório em São Paulo está fechado até o final de março. A orientação é de que adiem todas as viagens de negócios não essenciais. A equipe também não participará de eventos externos até o fim de abril.

Linx

Empresa oferece campanha informativa sobre a doença nos 20 escritórios (Argentina, Brasil, Chile, EUA e México). Além das informações, a empresa informa realizar live com a médica do seu ambulatório e levantamento de grupo de risco. Home office está previsto. Segundo a Linx, colaboradores que estiveram em países listados pela OMS trabalham em esquema de home office por 14 dias antes de retornarem aos escritórios, os que estiveram em qualquer país do Hemisfério Norte permanecem 7 dias em home office. Viagens foram supensas.

Logicalis

Priorizou no home office funcionários que fazem parte do grupo de risco ou que convivem com pessoas que estão mais suscetíveis ao Covid-19. Deslocamentos internacionais estão suspensos até 30/3l, sendo que exceções precisam da aprovação do CEO regional. Eventos foram cancelados e a companhia deve adiantar para abril a semana de vacinação contra a gripe, já realizada em anos anteriores.

LogMeIn

Preparou globalmente um kit de emergência para o trabalho remoto, disponibilizando gratuitamente, por 90 dias. Usas ferramentas em comunicação unificada, colaboração e acesso remoto (GoToMeeting, GoToWebinar, Rescue e Central). 100% da equipe está trabalhando remotamente em todo o mundo. Desde o início da semana, adotou a quarentena voluntária. Viagens a negócios foram canceladas por tempo indeterminado.

Meeta Solutions

Realizou informativos diários para divulgar as melhores práticas de prevenção indicadas pelo governo. O home office será realizado durante esta semana, podendo ser prorrogado de acordo com o aumento dos casos de contágio. Não adotou quarentena por não haver casos confirmados de COVID-19. Eventos foram postergados por, pelo menos, 30 dias. Todas as reuniões devem acontecer pelo Microsoft Teams.

Mercado eletrônico

Preparou um plano de ação há um mês, logo após o cancelamento da Mobile World Congress devido ao perigo de contágio. Inicialmente, realizou o afastamento de 14 dias para qualquer funcionário que fez viagem nacional ou internacional, mas agora o sistema home office já foi adotado por toda a companhia (que utiliza VPN para acessar os conteúdos internos e o Microsoft Teams como comunicador).

Mercado Livre

Desde o início de março, instituiu um protocolo interno de segurança e prevenção, a fim de preservar a segurança dos funcionários. Principais medidas incluem o trabalho remoto para a maioria das equipes desde 16 de março. A companhia afirma que concedeu licenças remuneradas a todas as pessoas que compõem a população em risco nesse grupo. Além disso, implementou um BOT (assistente virtual) no canal de comunicação interno, através do qual todos os funcionários podem fazer diferentes tipos de consultas e encontrar informações relevantes, além de como seguir na presença de sintomas compatíveis. Ele também fornece informações sobre como trabalhar remotamente.

Mobills

O home office da equipe começou oficialmente no em 17/3 sem previsão de término. Como essa não é a primeira vez que a empresa fará home office, os funcionários já usam ferramentas que auxiliam o trabalho remoto e mantem o contato organizado entre a equipe, como o Google Meet ou Slack. Para marcar as horas de trabalho dos funcionários utilizam o Ponto Go, e para gerenciamento de tarefas utilizam o Asana, Trello e Jira. Além das plataformas MLabs e Zendesk.

Motorola Solutions

Funcionários e terceiros são aconselhados a trabalhar em casa, se possível. Viagens aéreas domésticas e internacionais devem ser evitadas, por enquanto. Todas as viagens aéreas exigem aprovação das lideranças.

Nexo AI

Todos os funcionários estão trabalhando em regime de home office. AReuniões internas e externas que seriam presenciais, agora serão de forma online, sem que haja possibilidade de nenhum risco para os colaboradores e com uso de ferramentas para videoconferência e alguns checkpoints durante o dia divididos por equipe.

Neogrid

Trabalho home office para todos os colaboradores das unidades do Brasil e do mundo, de 16 a 20 de março.

Neobpo

Orientou seus funcionários sobre as formas de prevenção e aumentou as rotinas de limpeza.

NetSecurity

O home office é obrigatório ou incentivado. Todas as viagens agendadas foram canceladas e os compromissos externos estão suspensos até a segunda ordem. Para videoconferências, a empresa utiliza serviços em nuvem da Microsoft, Palo Alto Global Protect para acesso remoto e Cisco Webex para colaboração.

Nimo TV

A plataforma de streaming para games adotou o home office e usará WhatsApp, Discord e WeChat para comunicação em tempo real com seus colaboradores.

Nutanix

A instituição de home office não foi complexa para a companhia, já que metade da sua força de trabalho atua remotamente. Sua estrutura foi criada para já dar suporte aos colaboradores para acesso externo às plataformas externas da empresa.

Nuvemshop

Adotou trabalho remoto para colaboradores no Brasil e Argentina de forma integral, de 13 de março até, pelo menos, 31 de março. Quanto às viagens nacionais e internacionais e participações em eventos foram cancelados ou adiados.

NVIDIA

Possui uma cultura e ferramentas apropriadas para home office. Por isso, aconselha funcionários a trabalharem de casa. Ficaram de quarentena funcionários retornando de países da Europa, China, Irã, Coreia do Sul e Reino Unido. Para reuniões a distância, utilizam VPN, WebEx e Google Meet, Slack e Office 365 com todas as ferramentas colaborativas.

Oi

Disponibilizou um canal interno para sanar dúvidas e agilizar a comunicação com a equipe de medicina do trabalho. Enquanto isso, estimula o home office dos funcionários. Para quem apresentou sintomas ou teve contato com casos suspeitos, a diretriz é que fiquem de quarentena por duas semanas. Os eventos foram cancelados e as reuniões presenciais reduzidas.

Olist

Elaborou um plano de contingência para evitar o contágio e proliferação da doença. Entre as principais ações estão um documento on-line com informações sobre o Coronavírus; um canal no Slack onde todos do time podem compartilhar notícias confiáveis sobre a doença no Brasil e no mundo; liberação dos funcionários para trabalho home office, incluindo dicas para quem nunca trabalhou nesse modelo; cancelamento das viagens a trabalho que estavam agendadas; para colaboradores que não têm internet em casa, forneceram moldem para que possam trabalhar; ajuda de custo para cobrir gastos como energia elétrica, internet, estação de trabalho etc; e onboarding de novos colaboradores será 100% remoto até que a situação se normalize.

Omie

Orienta colaboradores a respeito de medidas de higiene, prevenção e alimentação. Os mais de 400 colaboradores iniciaram o trabalho remoto de forma gradativa. Viagens foram canceladas, e o maior evento da empresa, WeAreOmie, será realizado de forma gratuita e digital.

Organize Cloud Labs

A empresa, parceira da Service Now, informou que o home office é padrão desde a sua fundação. Para a gestão da rotina e das atividades dos colaboradores, usa a plataforma ServiceNow e metodologia Ágil. Skype e Zoom são utilizadas para reuniões virtuais.

Paessler

Desde segunda-feira (16/3), os empregados trabalham remotamente. Todas as viagens foram canceladas, e a situação será reavaliada no fim de abril. Estuda a possibilidade de realizar alguns eventos on-line. Reuniões são realizadas pelo Microsoft Teams e Zoom.

Pier

Nasceu com a cultura do trabalho distribuído e opera com mais de 30% da equipe no modelo, com profissionais espalhados em alguns estados brasileiros e até fora do País. Adotou como medida preventiva o trabalho distribuído para todos os funcionários. Cancelou compromissos como viagens e reuniões com mais pessoas. As ferramentas utilizadas para a comunicação dos colaboradores são o Hangouts, do Google, e o WhatsApp.

Positivo Tecnologia

O home office está funcionando para os colaboradores administrativos que atuam no Brasil, principalmente os que retornaram de viagens internacionais, gestantes, pessoas com mais de 60 anos ou que apresentem alguma condição respiratória adversa. As viagens internacionais foram canceladas e as nacionais são aprovadas apenas em casos de extrema necessidade. Eventos são evitados ao máximo. Para ajudar no trabalho remoto, todos os computadores possuem VPN e programas de ligação telefônica e reuniões.

Produttivo

Por enquanto, estão liberados para home office apenas funcionários que pertençam a grupos de risco, tiveram contato com pessoas suspeitas de contaminação, participaram de grandes eventos ou precisam ficar com os filhos por conta de cancelamento de aulas. Entretanto, a empresa vê como inevitável que toda a equipe trabalhe remotamente em algum momento. Desde 13/3, todos os eventos foram cancelados e visitantes ou não-residentes do hub de inovação onde a empresa fica instalada não têm entrada permitida no espaço.

Pumatronix

Implementou o home office para a maior parte dos colaboradores e sócios a partir de 17/3 e por tempo indeterminado. A empresa reforça que o atendimento telefônico e por meio de ferramentas de comunicação on-line como Skype, Hangout etc, será normal. Para se organizarem internamente farão reuniões às sextas-feiras pelo WhatsApp com as equipes para atualização do plano de contingência.

Pure Storage

Aconselha os funcionários a trabalhar de casa e a evitar reuniões e encontros pessoais. Implementou restrições de viagem e para certos países, além de possuir um plano abrangente de continuidade de negócios e de prontidão para emergências, além de uma equipe global de resposta a incidentes.

Qlik

A instrução é de que todos os colaboradores façam home office pelos próximos dias. A empresa está avaliando a situação diariamente. Todas as viagens, nacionais ou internacionais, foram canceladas por tempo indeterminado. Campanhas de vacinação são realizadas anualmente. Por causa da pandemia, a deste ano será antecipada. Reuniões são realizadas por telefone, Webex, Skype, Slack ou Microsoft Teams.

Quite.já

O home office já fazia parte da política de trabalho e a empresa se disse preparada para aumentar os dias de trabalho remoto, caso se torne necessário. Também já usavam ferramentas para videoconferência. Outra vantagem apresentada pela Quite.já é ser um negócio digital, assim toda a estrutura está hospedada em nuvem, facilitando a realização do trabalho à distância, sem custos adicionais.

Radix

Não informou políticas de home office. Viagens internacionais foram canceladas e nacionais deverão ser avaliadas. Entrevistas e reuniões presenciais foram substituídas por reuniões online, sempre que possível.

Raízs

Startup está atuando também remotamente, mas não 100% por conta da operação que precisou intensificar o trabalho diante do aumento de pedidos a partir do modelo em que o consumidor recebe os produtos na porta de casa. Já para a equipe que está remota, realizam calls com o uso de Skype e Google Hangouts, Slack para armazenamento dos materiais e WhatsApp para ligações e mensagens.

Razer

Atualmente, estuda a possibilidade de home office, que não estará disponível para todos os colaboradores. Instalaram álcool gel por toda a empresa. Embora não tenha iniciado quarentena ou trabalho remoto, todos os eventos foram cancelados. Utilizam WhatsApp, Microsoft Teams e Skype para comunicação interna e reuniões.

R3

Atuante no setor de software de blockchain, a R3 adotou home office em todo o mundo e usa o Webex como ferramenta de videoconferência.

Remessa Online

A plataforma de remessas internacionais adotou o home office em 16/3 para as equipes de Operações & Comercial. Até quarta, 18/03, a previsão é de que 100% dos colaboradores trabalhem remotamente. VPN & Ferramentas de Comunicação estão sendo instaladas nos computadores das equipes.

Resultados Digitais

Desde 16/3 adotou a prática de trabalho remoto para todas as equipes no Brasil e demais mercados. Cancelou o RD On The Road e o time trabalha normalmente em novidades e eventuais correções necessárias da plataforma RD Station.

SAP

Todos os colaboradores da empresa estão em regime de home office, exceto os casos críticos para o negócio. Por enquanto, os escritórios no Brasil permanecem abertos. Está distribuindo álcool gel e lenços de papel aos funcionários. Viagens internacionais que não sejam críticas para o negócio devem ser canceladas, e algumas áreas – especialmente na Europa e Ásia – estão banidas para viagens no momento. Entre as ferramentas para videoconferências, o Skype e o Teams são as mais usadas.

SAS

Companhia já possui política de home office flexível, e a partir da próxima semana recomenda que todos os funcionários trabalhem de casa. Os serviços de recepção, copa e limpeza foram dispensados a partir da próxima semana. Todas as viagens internacionais foram canceladas e as domésticas reduzidas às essenciais. Todos os eventos próprios foram adiados ou transformados em virtuais até o final de junho. As participações em eventos de terceiros também foram canceladas até o final de abril. Essas diretrizes são globais e valem para todas as unidades do SAS, incluindo o Brasil.

Senior

Todos os colaboradores de SP e RJ em home office desde segunda-feira (16/3). Desde o início dos casos, direcionaram para trabalho remoto colaboradores que voltavam de viagens internacionais.

Sensedia

O home foi adotado por 100% da empresa, que se comunica via Hangout, Zoom e WhatsApp.

Serpro

Já no início deste mês, intensificou a divulgação de recomendações do MS na Intranet e boletins diários. Também liberou trabalho remoto para todos os empregados em risco desde o dia 12 de março. Como prevenção, desativou a biometria nas catracas da empresa e intensificou limpeza em maçanetas e corrimãos. Viagens internacionais foram canceladas por tempo indeterminado, e há a possibilidade da criação de uma campanha de vacinação.

ServiceNow

Foi estabelecido home office para todos os funcionários. Reuniões são realizadas por videoconferência. Além do WhatsApp e Zoom, Slack, utiliza o Workplace, do Facebook, e a própria plataforma da ServiceNow, como o Employee Portal e Now Mobile para alertas e comunicados.

Siemens Digital

Incentivou a adoção do home office como medida preventiva. Já dispunha de ferramentas de videoconferência, entre elas: Circuit, Skype e conferência por telefone. Adicionalmente, foi criado um formulário de autotriagem para levantar dados de todos os colaboradores, terceiros e visitantes a fim de garantir um ambiente com menos riscos de fatores de contaminação.

Simpress

Colocou 95% do time em home office e fez uma força-tarefa para disponibilizar equipamentos e transferir estações de trabalho para a residência das pessoas. Para quem tem suspeita de estar com o vírus, ou entrou em contato com alguém doente, sugeriu quarentena. O colaborador que fez o teste e teve resultado positivo, será afastado até que esteja curado. Viagens e participações em eventos foram canceladas. Usa oficialmente o Teams.

Sinqia

Oferece comunicação personalizada para colaboradores que tiverem suspeita de contaminação e/ou que retornam de viagens (corporativas ou mesmo pessoais) de locais de risco, com a recomendação de trabalho remoto por, pelo menos, 14 dias. Mesmo antes da propagação do coronavírus, estabeleceu sistemas que podem ser acessados em qualquer notebook ou computador, de qualquer local do País. No caso do agravamento da propagação do coronavírus, a empresa diz estar preparada para aplicar um sistema de home office integral para todos os colaboradores.

Softtek

Integrantes do grupo de risco são incentivados a trabalhar em home office e o período de afastamento é realizado para todos os colaboradores que estiveram foram do País ou em contato com alguém que retornou recentemente. Eventos estão cancelados e as reuniões remotas incentivadas.

Solutis

Home office já é uma prática adotada. Mas, para o período de prevenção, empresa tem reforçado que funcionários com sintomas de gripe, mal estar, indisposição ou se tiver tido contato com alguém diagnosticado com o coronavírus, deverá alinhar com seu líder o trabalho remoto. Viagens nacionais devem ser evitadas, salvo em casos de extrema necessidade. Viagens internacionais estão suspensas.

SonicWall Brasil

Nas próximas duas semanas, optou por home office, evitando visitas presenciais a clientes ou parceiros. Desde o início do surto de COVID-19, viagens internacionais foram suspensas e, em caso de fatos emergenciais, um comitê analisa a aprovação das viagens. Para comunicação, usa o SonicWall SMA, que configura uma VPN criptografada entre cada funcionário e o ambiente corporativo.

Stefanini

Segundo a empresa, o home office é adotado pelos colaboradores onde o trabalho remoto é possível, assim como aqueles que apresentam sintomas ou que pertençam ao grupo de maior preocupação (gestantes, mais de 60 anos e já com estado de saúde com baixa imunidade). Viagens internacionais para Europa, Ásia e EUA estão canceladas. Para América Latina e Brasil, as viagens foram restringidas, mantendo a orientação de priorizar as reuniões virtuais.

Superlógica

O sistema de home office para todos os colaboradores foi iniciado na última segunda-feira (16/3), além do cancelamento de viagens e do próprio evento da empresa, o Superlógica Xperience. O time de atendimento poderá trabalhar de casa devido à tecnologia empregada pela empresa, que faz com que as ligações possam ser recebidas no dispositivo móvel ou telefone do funcionário.

Sucesu Nacional

Está incentivando a prática de home office, fornecendo ferramentas para que a produção continue da mesma forma. A empresaaraproveita os 90 dias de licença gratuita do Webex, fornecida pela Cisco, para manter a entrega e produtividade do time.

Sky.One

Com trabalho remoto implementado, usa a Plataforma G-Suite para realização de conferências on-line, e colaboração, compartilhando arquivos de forma on-line pelo Google Drive.

Synchro

Criou um comitê emergencial para monitorar diariamente a situação. As equipes estão aderindo ao home office gradativamente, iniciando por colaboradores no grupo de risco (idosos, grávidas e portadores de doenças crônicas). Foram canceladas viagens, mesmo que de curta distância, assim como celebração de aniversários e distribuição de frutas.

Softexpert

Companhia afirma que, há anos, conta com plano e comitê de contingência e continuidade de negócios documentado e avaliação periódica do risco de paralisação de serviços essenciais. Empresa afirma que foram "criadas regras para definir gatilhos para acionamento de trabalho home office”.

Taxweb

O modelo de trabalho remoto foi adotado por 100% da organização a partir da última segunda-feira (16/3). Ferramentas como Skype for Business, Zoom e Microsoft Teams são utilizadas tanto para comunicação interna como para atendimento aos clientes.

TEX

Adotou a adesão gradual ao home office: 80% dos colaboradores começaram a trabalhar remotamente desde a última sexta-feira (13/3) e os demais 20% iniciaram o modelo de trabalho desde a segunda-feira (16/3) por tempo indeterminado. Álcool gel e máscaras do tipo N95 foram distribuídos para toda a equipe e as reuniões presenciais foram substituídas por videoconferências.

TIM

No Brasil, a operadora italiana adotou com antecipação uma série de medidas em todas as suas unidades. Entre as iniciativas estão quarentena em home office de funcionários que estiveram a trabalho ou em férias em países com casos confirmados da doença, incremento gradativo do trabalho remoto, uso de ferramentas digitais para viabilizar reuniões e encontros e disponibilização de um canal direto permanente com a equipe de Saúde da empresa para orientações e dúvidas.

Think

Maior parte do time da companhia está em Home office. Aquelas funções que não há possibilidade, segundo a empresa, de ser remota, há uma escala 4x1 entre os funcionários. Todos os eventos organizados pela empresa foram cancelados, assim como viagens nacionais e internacionais. A empresa também usa ferramenta própria de e-learning para treinamentos e distribuição de conteúdo.

TOPdesk

A empresa de software e serviços encorajou seus colaboradores a trabalhar de forma remota. A comunicação se dará via Skype, Microsoft Teams, Telegram e WhatsApp.

Twitter

Funcionários da plataforma de microblogs já estão trabalhando em casa desde o início de março e a política de viagens foi revista e suspensa. Companhia também está realizando parcerias com instituições de saúde de todo o mundo para destacar os conteúdos publicados por essas organizações sobre cuidados e prevenções sobre o Covid-19.

Uber

A companhia liberou políticas de home office até o dia 6 de abril.

Ubisoft

Adotou o home office no Brasil. Cancelou todas as viagens, nacionais ou internacionais, logo quando os primeiros casos apareceram no Brasil. Microsoft Teams, Skype e WhatsApp são as ferramentas mais utilizadas para as reuniões e videoconferências da equipe.

Unisys

Criou uma página na internet com todas as informações que os colaboradores precisam ter ou repassar aos clientes. Times estão em home office, e viagens e eventos presenciais foram suspensos. Os funcionários usam VPN para acesso a documentos internos.

UpLexis

Funcionários com sintomas de gripe, resfriado ou da doença estão trabalhando em home office pelo período suficiente de se comprovar se é ou não o coronavírus, assim como quem volta de viagem. Eventos e viagens estão cancelados até segunda ordem. O trabalho remoto já era utilizado pela empresa, então os colaboradores têm usado para trabalhar apps de conversas gerais e internos, além de arquivos em nuvem.

VidMob

Liberou todos os funcionários para trabalharem de casa. São 168 funcionários ao redor do mundo, espalhados por cidades como São Paulo, Los Angeles, Nova Iorque, Atlanta e Tel Aviv. Também conta com uma plataforma que conecta milhares de profissionais criativos a departamentos de marketing e agências de publicidade de todo o mundo, promovendo um ecossistema de trabalho remoto.

Visa

Para os funcionários que não podem ficar de home office, aumentou as medidas de segurança e limpeza dos escritórios, com triagem prévia de visitantes – com base nas orientações de autoridades e especialistas – e a higienização regular das estações de trabalho.

Vivo

Ampliou a possibilidade de trabalho remoto, prática que já existia. Foi disponibilizado para os funcionários e dependentes do plano de saúde, o serviço de Pronto Atendimento Virtual-Telemedicina. Aqueles vindos de qualquer outro país, mesmo sem sintomas, ou que tiveram contato com pessoas que chegaram do exterior, deverão ficar em esquema de home office por 14 dias. O protocolo de quarentena será utilizado para gestantes, adultos com 60 anos ou mais e doentes crônicos, como diabetes, doença renal/hemodiálise, doenças respiratórias, tratamento oncológico e tratamento por problemas imunológicos.

Voyager

O home office está no plano de contingência da empresa, que aguarda o melhor momento para liberá-lo para todos os colaboradores. A expectativa é de que o time fique ao menos 15 dias trabalhando de casa. A companhia usa o padrão de comunicação on-line e seguirá nesse modelo.

Wavy

Mesmo em época de fechamento de ano fiscal, recomendou que todos os colaboradores trabalhem de casa até, pelo menos, 30 de março. Antes dessa medida, também era recomendado que qualquer funcionário com sintomas de gripe fizesse home office.

WEX

Escritórios em áreas de alto risco foram fechados, viagens canceladas e visitas aos escritórios restritas. Desde a última segunda-feira, todos os funcionários puderam trabalhar remotamente. A companhia também não participará de nenhum evento presencial nas próximas semanas. Uma força-tarefa também está se mobilizando para que até 20 de março todos os colaboradores possam estar trabalhando a partir de suas residências.

Wildlife

Colaboradores fazem home office desde 16/3 e usam ferramenta como Zoom e Slack. Para quem trabalha com algum equipamento especial, a TI e Facilities coordenaram o envio e a instalação dos equipamentos nas casas dos colaboradores.

Zoom & Buscapé

Os 160 colaboradores que trabalham em alguma das marcas da companhia (Bondfaro, QueBarato!, Mota it, Zoom e Buscapé), estão integralmente em home office desde a última sexta-feira (13/3). Como a prática é disseminada pela empresa, funcionários já possuem e estão familiarizados com o uso de ferramentas de trabalho a distância.