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E-commerce brasileiro faturou R$ 75 bilhões em 2019

Divulgado pelo Compre&Confie, levantamento apresentou alta nominal de 22,7% em relação a de 2018; 2020 também deve apresentar crescimento

Da Redação

13/03/2020 às 8h00

Foto: Shutterstock

De acordo com dados da empresa de inteligência Compre&Confie em parceria com a NeoTrust, o ano de 2019 apresentou aumento nas vendas realizadas no comércio eletrônico. Segundo levantamento, as vendas realizadas de janeiro a dezembro de 2019 somaram faturamento de R$ 75,1 bilhões, alta nominal de 22,7% em relação ao ano de 2018.  

O aumento percentual não se deu por conta de um crescimento no ticket médio — que ficou em R$ 420,40, valor similar ao de 2018 — mas sim no volume de pedidos realizados: em 2019, foram feitas 178,5 milhões de compras, valor que representa aumento de 22,5% em relação a 2018. Boa parte desse aumento foi puxada pela ingressão de novos compradores ao mundo on-line, já que o número de consumidores únicos aumentou 40,6% em relação a 2018 

“O ano de 2019 foi de forte recuperação para o varejo digital. Registramos diversos fatores que impulsionaram o crescimento, com destaque para consolidação do modelo de marketplace no país, maior integração multicanal, além do aumento do número de consumidores que realizaram pelo menos uma compra on-line”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.  

Perfil do comprador 

Quando se analisa com mais detalhes o público que mais realizou compras via plataformas on-line, as mulheres foram responsáveis por 52,1% dos pedidos de compra feitos no país durante o ano de 2019.  Acontece que, apesar de comprar mais, o valor da transação ficou menor: o gasto médio foi de R$ 371,70 por compra, enquanto os homens gastaram R$ 473,60 em média. 

Segmentando todos os consumidores por faixa etária, é possível perceber que os que têm entre 36 e 50 anos realizaram o maior volume de compras (33,6% do total dos pedidos feitos durante o ano). Logo atrás, estão os que têm entre 26 e 35 anos, com 31,8% das compras. Por fim, estão aqueles de até 25 anos (19,5%) e aqueles com mais de 51 anos (15,1%). 

Na análise por região, é possível notar que o Sudeste é responsável pela maior parte dos pedidos realizados. Durante o ano de 2019, 66,2% das compras feitas em território nacional vieram desse local. Entretanto, embora o Nordeste ainda represente 11,9% das vendas no e-commerce brasileiro, é a região que apresentou um crescimento maior nas vendas de 2019 em relação a 2018. 

Em seguida, estão as regiões Sul (14,1%) e Nordeste (11,9%). Por fim, Centro-Oeste e Norte completam o ranking, com 5,8% e 2% do total de compras realizado, respectivamente. 

Em 2020, expectativa é a de que varejo digital movimente R$ 90,7 bilhões 

O Compre&Confie estima que as compras online gerem faturamento de R$ 90,7 bilhões em 2020, crescimento de 21% em relação a 2019. O aumento deve estar relacionado tanto ao número de pedidos – que deve ser de 210,8 milhões, aumento de 18% - quanto ao maior gasto dos consumidores. A companhia estima que o tíquete médio deve aumentar 2%, chegando aos R$ 430,00. 

“Alguns fatores que explicam o otimismo do brasileiro com o comércio online em 2020 são programas de fidelidade mais atraentes, melhor experiência através de dispositivos móveis e, principalmente, preços extremamente atrativos devido a recuperação econômica e inflação sobre controle”, conclui Dias. 

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