Home  >  Negócios

Coronavírus: Google anuncia que não sediará conferência I/O

Programado para maio, evento é o mais importante da companhia; confira conferências canceladas e outras que ainda correm o risco

Da Redação

04/03/2020 às 10h00

Foto: Shutterstock

Mais uma grande conferência de tecnologia foi cancelada por receio do Covid-19, variação do coronavírus surgida na China e que agora se encontra em expansão pelo mundo: a Google I/O, conferência na qual a empresa de Mountain View costuma realizar os principais anúncios do ano, não será realizada esse ano. 

“Devido a preocupações com o coronavírus (COVID-19), e de acordo com as orientações de saúde do CDC, da OMS e de outras autoridades de saúde, decidimos cancelar o evento físico do Google I/O no Shoreline Amphitheatre ”, explicou um porta-voz do Google em comunicado publicado no site do evento. 

Todos os participantes serão reembolsados a partir do dia 13 de março e a companhia informou que "está explorando novas formas" de promover a experiência do  evento para a comunicdade de desenvolvedores. 

Apesar de ser o evento de maior destaque da companhia, o I/O não foi o primeiro evento da Google cancelado por conta do coronavírus: a Game Developers Conference, prevista para março, e o Google Cloud Next, maior evento em número de participantes, já haviam sido descontinuados em sua versão 2020. 

A desistência segue o mesmo padrão visto desde o final de fevereiro, quando o Mobile World Congress (MWC), principal evento de telecomunicações, foi cancelado semanas antes do início por medo de que o aglomerado de pessoas pudesse contribuir para o aumento do covid-19, que já registrou 94,1 mil casos e 3,2 mil mortes. 

Em conjunto com a companhia de Mountain View, o Facebook também não irá realizar a F8, sua principal conferência de desenvolvedores. E a Microsoft também anunciou que não realizará seu MVP Summit, todos previstos para o primeiro semestre deste ano. 

Eventos em risco 

Da agenda de eventos mais famosos realizados sempre no primeiro semestre, duas edições ainda estão confirmadas: South by Southwest (SXSW), marcado para acontecer entre 13 a 22 de março, e a WWDC, evento da Apple para junho.  

Dentro do SXSW, empresas como Twitter, Facebook,  Intel, TikTok e Mashable já afirmaram que não compareceram por conta do covid-19.