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WhatsApp é utilizado por 76% dos brasileiros para interagir com marcas

Público também gostaria de utilizar o produto para auxiliar na gestão financeira, além de permitir recebimento e transferência de valores

Da Redação

03/03/2020 às 9h00

Foto: Reprodução

Apesar do seu uso inicialmente informal, o WhatsApp se tornou uma ferramenta adotada no Brasil para contato constante entre empresas e consumidores. Pelo menos, é a conclusão alcançada pela pesquisa Panorama de Mensageria, realizada pela consultoria Opinion Box e pelo Mobile Time. De acordo com o levantamento, 76% dos brasileiros já interagem com marcas pelo app, que está presente em 99% dos celulares no país.  

"O WhatsApp é o aplicativo de mensageria mais popular do Brasil", comenta Marcelo Ramos, Regional Manager South LATAM da Infobip, empresa que patrocinou o estudo. "A abertura da API deles chamou a atenção de muitas marcas, que passaram a utilizar o WhatsApp em campanhas de marketing ou como canal de suporte ao cliente."  

 No Brasil, 76% dos usuários do WhatsApp se comunicam com marcas e empresas pelo aplicativo com objetivo para tirar dúvidas e pedir informações. Outros 65% querem receber suporte técnico, e 61% desejam receber promoções. Importante lembrar que é proibido o uso do WhatsApp para disparo de mensagens em massa para fins promocionais. 

Finanças  

Além disso, o levantamento indica que 61% dos usuários do app querem usá-lo para realizar pagamentos e transferência de dinheiro. Desses, 47% preferem gerenciar o dinheiro por meio de uma conta bancária virtual criada no próprio WhatsApp, 30% preferem transferir de suas contas tradicionais, e 23% optam pelo cartão de crédito. O lançamento do WhatsApp Payments no Brasil, previsto para este semestre, visa a atender esse público. 

Demais aplicativos 

Além do WhatsApp, o Panorama de Mensageria também avaliou o desempenho do Facebook Messenger, do Instagram e do Telegram no mercado brasileiro. O Messenger, por exemplo, está presente em 79% dos smartphones brasileiros, mas apenas 59% de sua base de usuários acessa o aplicativo todo dia ou quase todo dia.  

Por outro lado, cresceu o uso do Messenger para a publicação de stories - de 23% para 37% em seis meses. Essa é uma funcionalidade destacada tanto pelo aplicativo quanto pelo próprio Facebook, que a posiciona no topo da tela. 

Além disso, os stories são uma funcionalidade bem conhecida do Instagram, que está presente em 76% dos smartphones brasileiros. Desses, 58% usam o app para trocar mensagens privadas, e, dentro desse grupo, dois em cada três entrevistados afirmam se comunicar com marcas por meio desse canal. Para 84%, as mensagens diretas no Instagram servem para tirar dúvidas sobre produtos e serviços; 75% gostam de receber promoções pelo canal e 69% compram produtos ali. 

O Telegram, por sua vez, aumentou sua base de usuários. O aplicativo está presente em 27% dos celulares - 8% a mais do que em agosto do ano passado, quando foi realizado o último Panorama de Mensageria no Brasil. Por outro lado, a fidelização dos usuários não acompanhou o aumento da base: apenas 53% abrem o Telegram todos os dias. 

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