Home  >  Segurança

Os melhores antivírus gratuitos de 2020

Muitos dos principais fornecedores de antivírus oferecem uma versão gratuita de seus pacotes de segurança. Aqui estão nossas cinco principais opções

Por Ian Paul, para a PC World EUA

22/02/2020 às 12h00

Foto: Reprodução

Passamos muito tempo aqui nesse site analisando os pacotes de antivírus mais bem pagos, masnão gastamos muito tempo conversando sobre as soluções antivírus gratuitas. Parte do motivo é que as versões gratuitas são baseadas em suas contrapartes pagas. 
 
Ou seja: se você ler o review de um software pago que também oferece um versão gratuita, pode assumir com segurança que o nível de proteção antivírus é semelhante, exceto os tipos de malware específicos que a versão gratuita não cobre. 
 
Para criar esta lista dos principais programas antivírus gratuitos, examinamos os principais antivírus do Windows 10 e selecionamos os que oferecem uma versão gratuita, como nem todos fornecem esse benefício.  

Depois, analisamos o desempenho dessas suítes em testes de detecção de terceiros. Também garantimos que esses experimentos não fossem muito pesados, porque a última coisa que você deseja é um pedaço de software livre que desacelera seu PC enquanto é executado em segundo plano. 
 
No final, nossa seleção se resumiu a esses cinco pacotes de antivírus. 

Avast Free Antivírus 

O Avast Premier é um programa antivírus com classificação muito alta. Com a versão gratuita deste pacote, você pode executar todas as varreduras de vírus.

A maioria das principais proteções do Avast também está disponível, como a verificação de novos arquivos adicionados ao seu sistema, a varredura de comportamentos maliciosos nos programas instalados, um escudo de navegação na Web e um escudo de proteção para emails. 
 
O Avast Free ainda permite que você inspecione sua rede e veja os dispositivos atualmente conectados ao seu roteador doméstico. Além disso, o gerenciador de senhas da Avast está disponível gratuitamente. 
 
O que você não recebe de graça é a proteção contra phishing, a sandbox para separar arquivos suspeitos do seu sistema, o firewall Avast e a proteção contra ransomware. 
 
O Avast é surpreendentemente útil em sua versão gratuita e é uma das opções mais flexíveis do mercado. 
 
Durante a instalação, o Avast fica um pouco chato. Ele tenta forçar uma instalação do Google Chrome dentro da sua máquina, por exemplo.  

O Avast também não foi um amigo da privacidade nos últimos anos, compartilhando dados do usuário com sua subsidiária Jumpshot. Essa preocupação está chegando ao fim, no entanto. A empresa disse recentemente que encerrará a extensão que vendia dados de uso dos usuários para companhias on-line. 

Kapsersky Security Cloud – Free 

O Kasperksy é outro antivírus altamente classificado com um bom custo-benefício a oferecer por um serviço gratuito. Este pacote não tenta instalar nenhum software extra às escondidas, como o Avast. No entanto, solicitará que você crie uma conta Kaspersky durante a instalação. Apenas certifique-se de desmarcar a caixa sobre o recebimento de materiais de marketing - a menos que você queira vários emails da Kaspersky. 
 
O Kaspersky Free suporta as várias opções de verificação que você esperaria de pacotes pagos, incluindo verificações de dispositivos externos e a capacidade de agendar verificações.

Também fazem parte do pacote gratuito o gerenciador de senhas da Kaspersky e a VPN de conexão segura com um limite de uso de dados de 300 MB por dia. 
 
O que você não recebe são os recursos de proteção de privacidade para impedir o uso não autorizado da sua webcam; Safe Money, o navegador de área restrita para transações financeiras; PC Cleaner para limpar arquivos antigos; e qualquer uma das ferramentas extras, como o atualizador de software ou o monitor de rede. Para ver o que está faltando, consulte nossa análise do Kaspersky Total Security. 
 
No geral, porém, a Kaspersky oferece proteção sólida de graça, além de alguns extras. 

Avira Free Antivirus 

O Avira Antivirus Pro é um conjunto um pouco estranho. Como falamos anteriormente, não vale a pena pagar pela versão Pro quando você recebe muito com a opção gratuita. O Avira Free inclui o antivírus, o atualizador de software, o atualizador de rede doméstica e uma VPN gratuita com uma permissão de 500 MB por mês. Todos esses são aplicativos separados, conectados pelo aplicativo de desktop Avira. 

Não há limites para todos os extras. A diferença de proteção está nos recursos antivírus. A versão gratuita irá analisar o seu PC e oferece proteção em tempo real para a sua área de trabalho.

Mas falta proteção contra ransomware, ameaças da Web, ameaças de email e proteção avançada na nuvem. Também não possui o recurso aprimorado de limpeza do PC para limpar arquivos antigos na versão Pro. 

 A instalação com o Avira é fácil, sem tentativas de se infiltrar em outro software e sem a necessidade de criar uma conta. Desinstalar, no entanto, é uma dor de cabeça, pois existem tantos componentes diferentes instalados automaticamente e cada um deve ser removido um por um. 

Bitdefender Antivírus Free 

A maioria dos pacotes antivírus usa a mesma interface de desktop que suas versões profissionais. A diferença é que todos os recursos premium têm algum tipo de ícone de cadeado sobre eles para indicar que você não pode usá-los. As empresas esperam que você veja todas as ótimas coisas que seu produto tem para oferecer e se inscreva para desbloquear os recursos pagos. 
 
O Bitdefender não faz isso: ele oferece um programa antivírus simplificado com opções mínimas, em vez da interface completa do Bitdefender Total Security. 
 
O antivírus gratuito da Bitdefender verifica apenas o seu PC. Você pode clicar no botão ‘Verificação do Sistema’ para iniciar uma verificação ou pode arrastar e soltar arquivos que precisam ser verificados. Se desejar, você pode excluir determinados arquivos ou pastas para acelerar o tempo de verificação. 
 
E é isso para recursos extras. Não há gerenciadores de senhas, ferramentas de PC ou VPN.. Bem, quase isso. A edição gratuita do Bitdefender inclui proteção antiphishing e antifraude. 

Windows Security 

Finalmente, chegamos à solução de segurança interna da Microsoft. Houve um tempo em que nem consideraríamos o Windows Security (também conhecido como Windows Defender) para um artigo como este. Os tempos mudaram, no entanto, e o software geralmente obtém notas altas em testes de terceiros. 
 
A verdade é que a segurança do Windows é muito boa. Possui proteção contra ransomware, o que muitos pacotes gratuitos não possuem. Existem opções de terceiros que possuem melhores recursos de detecção com base em testes independentes, mas o desempenho aprimorado é geralmente marginal. 

Se você deseja uma segurança razoável sem o incômodo de instalar um pacote de terceiros, está tudo pronto. Por padrão, a Segurança do Windows está ativa no Windows 10 e funciona em segundo plano, garantindo proteção contra ameaças. Para uma visão detalhada da Segurança do Windows, confira nossa análise. 
 
Se você deseja manter a opção doméstica da Microsoft, tirar proveito de um gerenciador de senhas gratuito ou VPN, um desses cinco pacotes de antivírus gratuitos atenderá às suas necessidades.