Home  >  Carreira

Estas são as linguagens de programação mais valorizadas pelas empresas atualmente

Javascript, Java e Python figuram entre conhecimentos essenciais dos profissionais de tecnologia

Da Redação

15/02/2020 às 9h00

Foto: Shutterstock

Com surgimento de novas empresas de tecnologia no Brasil e negócios cada vez mais disruptivos digitalmente, estima-se que neste ano, mais uma vez, cerca de 70 mil vagas ficarão sem preenchimento na área de TI. O número de profissionais formados anualmente pelas universidades ainda está longe da demanda total que o mercado necessita e isso tem feito que muitas companhias capacitem seus profissionais por meio de treinamento intensivo em determinados cursos de programação.

Segundo levantamento da Digital Innovation One, plataforma de open education para desenvolvedores de software, feito com seus estudantes, mesmo dentro das universidades tem sido um grande desafio encontrar profissionais que estejam qualificados para as vagas. “A acirrada competição global dos negócios e busca pela inovação exige contínua adoção da evolução tecnológica, deixando o modelo de aprendizagem tradicional defasado em relação às reais necessidades do mercado de trabalho.”, revela Iglá Generoso, CEO da startup.

Com base nas buscas feitas pelas empresas do tipo de qualificação necessária para o preenchimento de vagas, a Digital Innovation One realizou um mapeamento e identificou quais são os cursos mais exigidos pelas empresas e tendências em linguagens de programação para 2020. Todos podem ser feitos online e de forma gratuita na plataforma da Digital Innovation One.

Javascript

​Quer chamar atenção das empresas e startups millennials? Então saiba que seu conhecimento de Javascript deve estar afiado. Graças às soluções web cada vez mais interativas e refinadas, os usuários elevaram seu nível de exigência em serviços, exigindo cada vez mais dos desenvolvedores, que devem entregar muito mais do que trabalhos triviais. Outro fator importante é que Javascript é o conhecimento essencial para o desenvolvedor de software avançar para tornar-se um desenvolvedor full-stack completo e atuar com ReactJS, React Native, Angular e Node.js.

Java

​Altamente requisitada por empresas tradicionais, Java tornou-se uma poderosa plataforma de desenvolvimento. O motivo: é uma linguagem portável para qualquer sistema operacional e tem grande variedade de frameworks que visam facilitar o trabalho do desenvolvedor para
criar aplicações para desktop, celular, cartão, web, televisão digital, etc. Aos profissionais de TI, cabe uma especialização nesta linguagem de programação.

Python

​Com a ascensão da ciência de dados, apontada como a mais promissora área do TI pelo Fórum Econômico Mundial, a linguagem Python é muito valorizada pelas companhias brasileiras. Fundamentalmente estatística e com menor complexidade de aprendizado, nasceu no Centro
de Matemática e Ciência de Computação, localizado em Amsterdã, e tem impulsionado a migração de matemáticos e economistas para a área da tecnologia.

Generoso destaca ainda que “a nova geração de desenvolvedores de software precisa estar preparada para essas linguagens, porém ter uma base conceitual sólida em arquitetura, agilidade e padrões de desenvolvimento de software é fundamental. Isso permite que o desenvolvedor domine mais linguagens e não perca oportunidades de crescimento profissional nas tecnologias que transformarão o mercado global”.

Cursos gratuitos

Os interessados em realizar os cursos gratuitos de Javascript, Java, Phyton ou de outras linguagens de programação podem cadastro pelo endereço.