Home  >  Inovação

MRV lança plataforma que permite comprar imóvel de forma completamente online

Experiência visa desburocratizar processo de aquisição de um apartamento. Primeira compra neste ambiente foi feita em janeiro

Da Redação

03/02/2020 às 17h00

Foto: Divulgação

O mercado de compra de imóveis não passou por muitas transformações desde que as imobiliárias e construtoras começaram a usar a internet como suas vitrines. Mas para além disso, a experiência do cliente sempre se inclinou no offline. Entretanto, a construtora brasileira MRV busca mudar isso.

A companhia lançou uma plataforma de vendas digital que oferece uma jornada de compra completa que envolve desde a escolha da unidade, simulação e aprovação do crédito, negociação da proposta e, por fim, a assinatura do contrato digital. Segundo a MRV, a primeira venda neste ambiente foi concluída no dia 23 de janeiro, em Belo Horizonte, sede da companhia.

Na prática, a experiência busca desburocratizar o processo de aquisição de um apartamento, eliminando documentos e assinaturas físicas, além de barreiras logísticas que podem arrastar uma negociação por dias e até semanas. Com a plataforma digital, a MRV prevê que o fechamento do contrato do cliente com a companhia poderá ocorrer em apenas um dia.

O projeto da plataforma digital vem sendo desenvolvido há cerca de um ano e se beneficia da metologia ágil para entregar, de forma rápida, a solução digital ao mercado. Segundo o presidente da MRV, Rafael Menin, para a iniciativa quase 100 pessoas de diferentes áreas foram envolvidas. "A ferramenta combina diversas tecnologias, como chatbots, inteligência artificial, visão computacional e RPA (Robotic Process Automation), tudo em uma jornada com design moderno proporcionando aos nossos clientes uma experiência simples, fácil, empática e transparente", explica Mevin.

A solução, diz ele, busca atender o mercado em constante transformação. "Novas tecnologias vêm sendo empregadas e o mindset dos consumidores está mudando cada vez mais rápido na forma como se relacionam com as empresas e comercializam produtos e serviços. Entendemos essa tendência e estamos sendo pioneiros no mercado imobiliário”, destaca o executivo.

A MRV tem acelerado o seu processo de transformação digital nos últimos anos como parte de um plano estratégico. Em busca de se tornar uma construtech, termo dado às empresas digitais do setor de construção, a companhia dedicou mais de R$ 250 milhões em transformações digitais e inovações com foco no consumidor nos últimos cinco anos.

"A plataforma digital chega agora como uma novidade no setor que trará maior autonomia e empoderamento para o cliente selecionar o imóvel que melhor se encaixa à sua faixa de renda e ainda pré-definir os valores das parcelas de financiamento", afirma a companhia.

A plataforma já está no ar para clientes de Belo Horizonte que queiram adquirir uma unidade no Residencial Orion. De acordo com a MRV, as atualizações serão constantes, ampliando as opções de novas funcionalidades e empreendimentos para outras cidades do País.