Home  >  Negócios

Oi anuncia nova oferta de nuvem de olho na transformação digital de grandes empresas

Em entrevista à Computerworld Brasil, Rodrigo Shimizu, Diretor de Marketing da Oi Soluções, fala sobre atualização que chega com a Oi Smart Cloud 4.0

Carla Matsu

28/01/2020 às 9h00

Foto:

De olho no mercado corporativo que se revitaliza rumo à transformação digital, a Oi anunciou nesta terça-feira (28/01) uma nova oferta em cloud - a Oi Smart Cloud 4.0. O lançamento inaugura a atualização do portfólio de soluções para o mercado B2B desde que a operadora anunciou, em dezembro do ano passado, um novo posicionamento para o setor sob o nome de "Oi Soluções".

A Oi Smart Cloud 4.0 é uma atualização da plataforma de cloud que a companhia já ofertava ao mercado. "É uma grande evolução", destaca Rodrigo Shimizu, Diretor de Marketing para a Oi Soluções, em entrevista exclusiva à Computerworld Brasil. "É uma renovação completa da plataforma de cloud que tínhamos anteriormente".

Como explica o executivo, a Oi Smart Cloud 4.0 tem "os sabores" que o mercado brasileiro em transformação digital precisa: oferece uma plataforma baseada em ferramentas open source para a atuação híbrida nos modelos de cloud pública e privada. Ao mesmo tempo a nova oferta possibilita o desenvolvimento da arquitetura edge computing, capaz de oferecer uma melhor performance em aplicações que exigem alta capacidade de processamento em tempo real.

Essa arquitetura vem para beneficiar estruturas que precisam de baixa latência, como instalações de videomonitoramento e outras vocações para a Internet das Coisas (IoT). "Como uma rede de varejo que possui diversas lojas no Brasil e conta com uma aplicação de videomonitoramento nas lojas. Toda essa informação de imagens, geralmente, é carregada em um servidor ou plataforma de cloud sem otimização. Com a nossa arquitetura de edge computing, a gente consegue otimizar a infraestrutura em relação aos modelos atuais", exemplifica o executivo.

O lançamento da Oi Smart Cloud retoma um projeto da Oi que levou cerca de 18 meses de desenvolvimento. Shimizu garante que a solução tem como atrativo um modelo de negócio simplificado, onde toda sua gestão é feita via dashboard único, flexível e escalável. A Oi Smart Cloud 4.0 está disponível enquanto Infraestrutura como serviço (IaaS), no formato de nuvem híbrida, sendo o modelo público com infraestrutura compartilhada, e o privado com infraestrutura dedicada a um único cliente.

A nova solução pode, segundo Shimizu, complementar as plataformas de grandes players do mercado, como Google Cloud, Azure e AWS. "Conseguimos fazer, inclusive a orquestração com essas plataformas. Um cliente pode adotar apenas as nossas soluções, mas se ele quiser redundância e também optar por uma cloud pública, permitimos ter uma visão integrada", explica o executivo.

Com a atualização da sua nuvem, a Oi mira grandes empresas, com destaque para o segmento de varejo, finanças e governos. As metas com a oferta são ambiciosas. “Nossa estratégia de cloud é oferecer uma solução tecnologicamente compatível com o mercado, mas com modelo de negócio mais simples e flexível. Já oferecemos nossos serviços de cloud para cerca de 200 empresas e queremos crescer a nossa receita em cloud em mais de 50% nos próximos dois anos com o lançamento”, ressalta Shimizu.

Último balanço da companhia aponta que a divisão B2B deu um grande salto entre aos resultados da operadora - crescimento de 33% em relação a 2018. Entretanto, a fatia do setor representa ainda 17% da receita total da companhia. A aposta é que isso mude. "É o grande pilar de crescimento e estratégico, mostrou resultados expressivos. Acreditamos que essas soluções digitais no mundo de TI são um grande carro chefe para a empresa como um todo", finaliza Shimizu.

Atualmente, a Oi Soluções fornece serviços para mais de 57 mil empresas, tanto no setor público como no privado. O portfólio da Oi Soluções oferece soluções integradas em Segurança, IoT, Big Data & Analytics, Cloud & Data Center e Serviços Gerenciados, além da conectividade de dados e voz.