Home  >  Plataformas

Cisco e IBM oferecem serviço gerenciado de nuvem privada

Empresas lançaram serviços gerenciados de nuvem privada, destinados a clientes que procuram as funcionalidades da nuvem pública entregue no local

Michael Cooney, Networkworld

28/01/2020 às 17h00

Foto: Shutterstock

A Cisco e a IBM Services anunciaram uma parceria para oferecer serviços gerenciados de nuvem privada, fornecidos pelo sistema de computação unificada da Cisco e disponível em duas versões, uma para ambientes VMware e outra para RedHat OpenShift.

O UCS da Cisco combina servidores x86 com acesso à rede e armazenamento em um único sistema. A IBM instala e gerencia o ambiente de computação e fornece ferramentas para solicitações de suporte e aprimoramento. Além disso, a oferta possui alta prioridade em segurança, monitoramento proativo e geração de relatórios. O sistema Intersight da Cisco, baseado em nuvem, ajuda a gerenciar o ambiente, segundo publicação no blog de Keith Dyer, vice-presidente da Organização Global de Parceiros da Cisco.

Ao combinar o portfólio de datacenters da Cisco com os serviços IBM, as duas empresas entregam nuvem privada local e externa de uma maneira que reduz riscos e pode ser escalada quando necessário. A solução também envolve CAPEX mínimo, gasto previsível e nenhum compromisso de longo prazo, conforme anunciado por Dyer.

No ano passado, a Cisco e a IBM disseram que fundiriam as suas tecnologias de data center e nuvem para ajudar os clientes a construir e suportar com mais facilidade e segurança aplicativos locais e de nuvem híbrida. A Cisco, a IBM Cloud e a IBM Global Technology Services (empresa de serviços profissionais da IBM) afirmaram que trabalharão para desenvolver uma arquitetura de nuvem híbrida que combine as plataformas de data center, redes e análises da Cisco com as ofertas de nuvem da IBM.

A contribuição da IBM inclui forte ênfase nas ofertas baseadas no Kubernetes, como Cloud Foundry e Cloud Private, bem como um catálogo de software corporativo IBM, como Websphere, e software de código aberto, como OpenWhisk, KNative, Istio e Prometheus.

No futuro, a capacidade de implantar o IBM Cloud Pak for Applications em um ambiente Cisco ACI também será possível, afirmou a Cisco.

Outros Cloud Paks da IBM incluem um contêiner Kubernetes seguro e um middleware IBM em contêineres, projetado para permitir que os clientes ativem rapidamente contêineres prontos para empresas.

Além disso, a IBM informou que adicionaria suporte ao IBM Cloud Private, que gerencia o Kubernetes e outros contêineres nos sistemas Cisco HyperFlex e HyperFlex Edge hyperconverged infrastructure (HCI). O HyperFlex é o HCI da Cisco que oferece recursos de computação, rede e armazenamento em um único sistema. O pacote pode ser gerenciado através da plataforma de nuvem Intersight, software como serviço da Cisco, que conta com um painel central de operações HyperFlex.