Home  >  Negócios

ByteDance está em busca de um novo CEO para o TikTok

Empresa já está entrevistando executivos para a nova posição, que ficará baseada nos EUA

Da Redação

27/01/2020 às 12h00

Foto: Shutterstock

A companhia chinesa ByteDance Inc., dona do aplicativo de vídeo TikTok está entrevistando executivos do setor para um novo cargo de CEO, de acordo com fontes e conversaram com a Bloomberg. 

Por conta das tensões entre China e EUA, tanto fiscais como abrangendo potencial espionagem, companhias do país asiático enfrentam uma desconfiança cada vez maior dos políticos de Washington, que acreditam que as organizações vindas do país não estão comprometidas com temas como privacidade e segurança dos usuários. 

Para mitigar essas preocupações, a empresa está buscando alternativas que apaziguem os ânimos estadunienses. Além de uma sede baseada nos EUA, a ByteDance estaria considerando abrir capital do TikTok, de forma a garantir que a empresa esteja adequada aos padrões mundiais de compliance. 

A contratação de um novo CEO, provavelmente americano, seria uma das estratégias da empresa para mitigar os problemas de segurança. Dentro dos requisitos buscados, a companhia chinesa busca alguém com a experiência necessária para conduzir o negócio de forma independente, caso o TikTok realmente se torne uma empresa pública, e que também tenha as habilidades necessárias para lidar com problemas levantados por órgãos do governo americano. 

No plano inicial, o futuro executivo atuará como um co-Ceo, supervisionando setores como publicidade e operações, enquanto Alex Zhu, atual diretor executivo da plataforma, continuaria no comando dos times de engenharia e produto. 

Executivos de marcas como Twitter, Facebook e Snapchat estão sendo contatos por recrutadores a pedido da ByteDance.

*Com informações da Bloomberg