Home  >  Inovação

Brasil foi país que mais fez testes 5G na América Latina em 2019

De acordo com 5G Americas, quase metade de todas as experimentações realizadas na América Latina ocorreram em solo nacional

Da Redação

23/01/2020 às 8h00

Foto: Shutterstock

O Brasil lidera o número de testes 5G dentro da América Latina, de acordo com estudo dados da 5G Americas, associação do setor que reúne fabricantes e empresas de telecomunicações da região. 

Apesar de ter ficado para 2021 o uso comercial da tecnologia 5G, por conta dos prazos para o edital e leilão das frequências que serão utilizadas, muitas empresas estão aproveitando as licenças de teste para adquirir conhecimento prático no uso da tecnologia. 

Leia na IT Trends:

Entenda qual é a relação entre diversidade e transformação digital

Prepare-se para estar no centro na sociedade 5.0

De acordo com a organização, foram realizados ao menos 30 tests de 5G em 12 países, sendo que a maioria ocorreu no terceiro trimestre do ano passado. Desse total, o Brasil foi responsável por 10 das experimentações registradas, seguidas por Peru e Chile, que empataram em quatro testes cada. 

De acordo com a 5G Americas, boa parte dos testes utilizaram as bandas de 3,5 GHZ e de 28 GHZ para operar a conexão ultrarrápida. Esses faixas estão entre as que o governo brasileiro avalia utilizar quando a tecnologia operar em grande escala. 

Quando se aprofunda o tipo de tecnologia que está sendo avaliada dentro desses testes, a 5G Americas informou que os principais usos estão na banda larga móvel melhorada (eMBB) e Internet das Coisas Massiva (MIot).

Também foram informados pelas telcos participantes testes em realidade aumentada, aplicações de Internet das Coisas (IoT) para indústria e cidades inteligentes, telemedicina e banda larga sem fio