Home  >  Carreira

As 7 linguagens de programação que você deve aprender em 2020

Lista feita pelo IEEE Computer Society apresenta as linguagens que merecem atenção dos profissionais de tecnologia

carla

19/01/2020 às 10h02

Foto:

De acordo com o IEEE Computer Society, todo programador deve saber pelo menos uma linguagem de sistemas, como C ou C++, além de uma linguagem orientada a objetos, como Python ou Java, e uma linguagem de script como JavaScript.

No entanto, há diversas alternativas para essas tecnologias mencionadas, a maioria é específica para cada tipo de objetivo ou interesse. A lista do IEEE busca orientar os desenvolvedores com essas dúvidas.

Leia mais na IT Trends

1. Python

Python é a linguagem de programação mais quente para 2020. Como explica o IEEE Computer Society, a tecnologia continua sendo uma das melhores linguagens de programação já desenvolvidas. Python é eficiente no desenvolvimento de machine learning, inteligência artificial, ciência, gestão e análise de dados.

2. Kotlin

Conhecida por ser uma linguagem versátil, Kotlin foi desenvolvida pelo Android para ser operada ao lado, ou ao mesmo tempo que Java, no desenvolvimento de aplicações Android. No entanto, a Kotlin pode ser usada em qualquer outro projeto de interesse.

3. Java

Tradicional, sólida e muito popular, Java faz seu 24° aniversário este ano. A linguagem orientada a objetos é tecnicamente mais fácil de aprender que linguagens como C e C++ e por esse motivo, mais de 90% das empresas selecionadas pela Fortune 500 dependem de Java para operar seus produtos e serviços. A tecnologia é vastamente utilizada no desenvolvimento de sistemas de servidores e desenvolvimento de aplicações no geral. Apesar de sua idade, a linguagem é estável e não vai se aposentar tão cedo. Isso faz do Java uma das mais desejáveis entre os programadores em 2020, segundo o IEEE.

4. JavaScript

Por ser uma linguagem versátil, rápida e atualizada anualmente, o JavaScritp pode ser utilizado mesmo no desenvolvimento front-end como no back-end. Por esse motivo, o JavaScript pode ser encontrado em aplicações de grandes empresas de tecnologia como a Netflix, Uber, PayPal e diversas outras startups que se aproveitam das qualidades da tecnologia para criar servidores web dinâmicos e seguros.

5. TypeScript

TypeScript é uma das linguagens de programação que mais cresce, de acordo com o GitHub. Além de já ser uma das mais populares da atualidade. Desenvolvida pela Microsoft, o TypeScript se baseia em JavaScript, o que permite que as duas linguagens sejam usadas de forma integrada, no mesmo código.

6. Go

Go é uma linguagem de programação nova, que combina aspectos da programação funcional, com estilos orientados a objetos. É a linguagem que mais cresce no Github destinada a substituir linguagens como Java e C++.

7. Swift

Swift é uma linguagem dedicada para o desenvolvimento de aplicações para os sistemas iOS e MacOS, da Apple. A linguagem oferece a seus desenvolvedores uma sintaxe simples e funcional, profundamente influenciada por Python e Ruby.