Home  >  Plataformas

Serviços de 5G crescem 91% em seis meses

Segundo levantamento, 63 operadoras lançaram comercialmente serviços 5G

Da Redação

17/01/2020 às 16h00

Foto: Shutterstock

O quão avançado o 5G se encontra neste momento? Segundo o especialista Alan Hadden o seu desdobramento deu um grande salto nos últimos seis meses. Hadden divulgou um panorama geral sobre as atividades das operadoras de telecomunicações em relação ao 5G.

Os dados mostram a situação atual das implantações globais e lançamentos comerciais para a conexão de quinta geração. De acordo com Hadden, até o final de 2019, 63 companhias de telecomunicações lançaram comercialmente serviços 5G em 36 países. O número cresceu 91% desde junho do ano passado, quando 33 operadoras anunciaram atuação em 20 países.

Leia mais na IT Trends

Segundo Hadden, 349 operadoras de rede estão investindo em tecnologia 5G em 126 países, realizando atividades que variam de estudos, testes, implantações e execução comercial. Os números mostram que a quantidade de operadoras que agora investem de alguma forma no 5G aumentou 30% em seis meses.

Atualmente, 61 operadoras utilizam bandas sub-6GHz para serviços comerciais de 5G, principalmente na faixa de 3,4-3,8 GHz. Além disso, 52 operadoras (mais de 82% das operadoras 5G) estão usando espectro na faixa de 3,4-3,8 GHz. Já 4 operadoras estão apostando em bandas mmWave para serviços 5G comerciais, exclusivamente ou implantados em combinação com espectro mais baixo.

Vale destacar, conforme apontado por Hadden, que algumas operadoras utilizam mais de uma banda para fornecer serviços 5G. Por enquanto, em algumas implantações, a cobertura de conexão é limitada.

Tags