Home  >  Carreira

Bill Gates diz ser fundamental que candidatos a vagas na Microsoft leiam a estes 2 livros

Gates afirma que leitura é apenas um dos passos. Filantropo também busca pessoas que se engajem com questionamentos e em novos aprendizados

Da Redação

12/01/2020 às 10h00

Foto: Shutterstock

Não é novidade que Bill Gates, cofundador da Microsoft, é apaixonado por livros. Constantemente, o bilionário recomenda leituras em seu blog e presenteia pessoas com algumas de suas obras favoritas.

No entanto, o que poucos sabem é que Gates tem dois livros considerados fundamentais para candidatos que desejam trabalhar na Fundação Bill e Melinda Gates e Microsoft. De acordo com a CNBC, o executivo recomenda que quem deseja trabalhar em uma das organizações deve ler “Factfulness", de Anna Rosling Ronnlund, Hans Rosling e Ola Rosling de Hans Rosling, e "Better Angels of Our Nature”, de Steven Pinker.

Segundo Gates, “Factfulness" mostra “como a vida está melhorando e onde o mundo ainda precisa melhorar”, conforme publicação em seu blog. Para o bilionário, o livro traz tópicos fundamentais para o trabalho na sua fundação, que tem como objetivo ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas em países em desenvolvimento.

No mesmo sentido, "Better Angels of Our Nature” oferece novas perspectivas sobre como alcançar resultados positivos no mundo. A obra, que conta com 700 páginas, tem como tema central a violência, que Gates considera importante entender para "construir sociedades mais pacíficas". “Steven Pinker nos mostra como podemos tornar essas trajetórias positivas um pouco mais prováveis”, escreveu Gates em seu blog. “Isso é uma contribuição, não apenas para estudos históricos, mas para o mundo.”

Apesar de recomendar os dois livros para quem deseja se candidatar a uma vaga de emprego, Gates afirma que a leitura é apenas um dos passos. O bilionário também busca pessoas capazes de se engajar em questionamentos e em novos aprendizados.

O executivo afirma que a fundação, em particular, contrata pessoas com habilidades diversas, mas que compartilham de curiosidades sobre o mundo. Bill Gates também afirma que as pessoas devem buscar “atualizar constantemente seu conhecimento”. Para isso, a recomendação do executivo é ouvir podcasts ou assistir a palestras online.

De qualquer forma, as competências que Gates considera essenciais para alcançar o sucesso são a autoconfiança para o aprendizado e a vontade constante de aumentar seus conhecimentos.