Home  >  Plataformas

Novo padrão Bluetooth promete economia de energia e transmissão de áudio para múltiplos canais

Atualização promete melhor qualidade de transmissão de áudio, com taxa de transferência de bits 50% menor

Da Redação

10/01/2020 às 16h00

Foto: Shutterstock

O Bluetooth Special Interest Group (SIG), organização por trás dos padrões e desenvolvimento de tecnologia Bluetooth, anunciou uma nova estrutura chamada Bluetooth Low Energy (LE) com suporte para múltipla transmissão de áudio. As informações são do The Next Web.

O suporte para múltipla transmissão de áudio significa que usuários podem controlar vários equipamentos conectados simultaneamente e sincronizados. Como um smartphone que envia sinal de áudio via Bluetooth para diversas caixas de som, por exemplo.

O novo padrão tornaria possível que espaços públicos, como shoppings ou academias, forneçam áudio de forma integral e simultânea a seus clientes. Isso também pode ser útil em museus, pois eles podem transmitir guias turísticos em vários idiomas diretamente para os telefones dos visitantes, já que também é possível enviar sinais de fontes diferentes.

Outro anúncio do Bluetooth SIG foi o novo codec “Low Complexity Communication Codec” (LC3), que promete fornecer áudio de alta qualidade com taxas de dados e energia mais baixas.

Áudios transmitidos com LC3 conseguem melhor desempenho de qualidade em relação aos codec anteriores, mesmo com uma taxa de transferência de bits 50% menor, motivo pelo qual economiza energia.

As especificações técnicas do Bluetooth LE devem ser publicadas ainda no primeiro semestre de 2020. A expectativa é que até o final deste ano novos dispositivos ofereçam suporte ao novo padrão.

Leia mais na IT Trends