Home  >  Inovação

Toyota anuncia construção de cidade do futuro, sediada no Japão

Projeto, que ocupará aproximadamente 175 acres do Monte Fiji, funcionará como um grande campo de testes para novas tecnologias

Da Redação

09/01/2020 às 14h00

Foto: Divulgação/Toyota

Uma cidade criada para simular o futuro da humanidade. Foi com essa premissa que a Toyota anunciou durante a Consumer Electronic Show (CES) a criação da Woven City (Cidade Tecida), projeto que ocupará 175 acres na base do Monte Fuji, no Japão (aproximadamente 710 mil metros quadrados) e com uma população inicial de 2 mil pessoas. 

"Construir uma cidade completa, mesmo em uma escala menor como essa, é uma oportunidade única de desenvolver tecnologias para o futuro, incluindo um sistema operacional digital focado na infraestrutura urbana.” afirmou Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation. 

  • Leia na IT Trends 

Como a cultura digital afeta sua vida profissional 

Transformação digital exige mudanças imediatas 

De acordo com a empresa, o público morador dessa nova cidade será composto por parceiros comerciais e acadêmicos, tanto japoneses como estrangeiros. Mas a ideia é que a cidade também hospede civis e tenha estruturas como corpora de bombeiros, hospitais e postos policiais, para que os casos de sucesso que ocorrerem no local tenham mais chances de serem replicados em outros países. 

Econômica e eficiente 

Ela será planejada para ser auto sustentável, com edificações feitas de madeira tradicional japonesa, telhados cobertos por painéis fotovoltaicos para captar e produzir energia solar e o uso de células de hidrogênio para fornecer outra parte da energia necessária para manter o local. 

Todos os residentes terão acesso à tecnologia de ponto, como inteligências artificiais e robôs dentro das casas para verificar a saúde dos moradores e ajudá-los em tarefas no dia a dia. As vias serão divididas entre carros, veículos lentos (patinetes e bicicletas) e pedestres. Dentro da cidade, apenas, apenas veículos autônomos e sem emissão de carbono serão permitidos nas vias principais.  

A construção da Woven City começa em 2021, por um valor não informado. O responsável por projetar o local futurista será Bjarke Ingels, responsável pelo design de prédios como o 2 World Trade Center e as sedes do Google na Califórnia e Londres. 

*Com informações da Reuters