Home  >  Inovação

Qualcomm lança plataforma para acelerar criação de carros autônomos

Plataforma combina diversos hardware, software e ferramentas de desenvolvimento para ajudar na implementação dessas tecnologias

Caio Carvalho, PCWorld Brasil

08/01/2020 às 17h00

Foto: Qualcomm

Durante a CES 2020, a Qualcomm anunciou o lançamento da plataforma Snapdragon Ride. Seu objetivo principal é facilitar e acelerar o desenvolvimento de automóveis que dispensam o uso de motorista. Para isso, a empresa quer centralizar em um só lugar todos os dados e informações dessa categoria de veículo, permitindo que montadoras e profissionais da área possam atualizar funções vitais nos carros.

De acordo com a Qualcomm, a plataforma combina diversos processos, como hardware (sensores, processadores), software (sistemas, inteligência artificial) e ferramentas de desenvolvimento, para ajudar na implementação dessas tecnologias – e claro, acelerar seu uso e eficiência.

Com isso, os carros autônomos serão capazes de evitar acidentes, reconhecer sinais de trânsito, estacionar sozinhos, entre outras ações. A Qualcomm promete disponibilizar o Snapdragon 2020 para as montadoras ainda no primeiro semestre de 2020. Já os primeiros carros equipados com a tecnologia do Snapdragon Ride têm previsão de lançamento para 2023.

*O jornalista viajou para Las Vegas a convite da CTA