Home  >  Inovação

Nvidia apresenta novos recursos para avançar carros autônomos e robôs

Durante a CES 2020, fabricante anunciou atualizações para suas plataformas Drive e Isaac

Da Redação

08/01/2020 às 18h15

Foto: Shutterstock

A Nvidia aproveitou a CES 2020 para apresentar novidades para o seu kit de desenvolvimento de robôs e carros autônomos. O Nvidia Isaac foi anunciado como uma plataforma de desenvolvimento robótica e o Drive AGX Orin como o mais recente componente da plataforma de veículos autônomos da fabricante.

Em dezembro de 2019 a Nvidia anunciou que novos recursos seriam implementados ao seu kit de desenvolvimento de robótica, o Isaac, mas os recursos de fato só seriam demonstrados durante a CES 2020. A versão atualizada conta com recursos 2D e 3D, além de ambiente de treinamento virtual e uma ferramenta que promete mais capacidade de adaptação a novos hardwares.

Leia mais no IT Trends

Durante a CES 2020, que acontece nesta semana em Las Vegas, a empresa exibe diversas aplicações do Isaac em robôs, incluindo uma cadeira de rodas autônoma, um drone de segurança doméstico e um robô humanoide.

Já a plataforma de automação veicular Nvidia Drive não é um lançamento recente. No entanto, o Drive AGX Orin, que foi anunciado durante a CES 2020, é uma plataforma baseada no sistema em um chip (SoC) Orin, que promete ser até sete vezes mais rápido que seu SoC anterior, o Nvidia Xavier.

O Orin foi projetado para ser utilizado no desenvolvimento de automação veicular. Trata-se de uma plataforma de ponta a ponta, ou seja, criada para coleta de dados, treinamento de modelos, simulação e aprendizado no mundo real. Todos os dados coletados pelo Drive são usados para criar modelos que podem ser modificados para atender às necessidades das OEMs, e muitas delas, como Mercedes-Benz, Volvo e Uber, já a estão usando.

A Nvidia também anunciou que está abrindo sua plataforma Drive para as empresas de segurança digital, além de estar tentando criar um sistema de "aprendizado federado" com objetivo de tornar o Nvidia Drive uma das plataformas de automação veicular mais bem desenvolvidas e inteligentes do mercado.

Agora, os modelos pré-treinados, oferecidos pela Nvidia para clientes do Drive, irão incorporar dados de qualquer cliente que participe do sistema de aprendizado compartilhado. A empresa ressalta, entretanto, que os dados privados permanecem privados.

Fonte: Tech Republic