Home  >  Inovação

Agility Robotics anuncia primeiro robô bípede semiautônomo comercial

Valor ainda não foi informado. Ford é a primeira cliente que busca utilizar robôs para entregar encomendas a clientes

Da Redação

08/01/2020 às 11h03

Foto: Shutterstock

A startup Agility Robotics, que desenvolve robôs para ajudar em tarefas básicas como carregar caixas, anunciou que seu robô bípede, o Digit, agora está à venda. Duas unidades já foram vendidas para a montadora de automóveis Ford. As informações são do The Verge.

O Digit tem aproximadamente a altura e o formato de um ser humano adulto. Com a ajuda de sensores, o robô é capaz de se mover em ambientes de maneira semiautônoma, além disso, consegue carregar caixas de até 18kg nos braços.

A empresa, com base nos Estados Unidos, informa que o Digit, embora ainda em estágio experimental, já pode ser utilizado em diversas situações domésticas e industriais, como processos de logística, carregando caixas, telepresença e até em inspeção industrial. Seu design bípede permite que o robô navegue por ambientes como escadas íngremes, terrenos não nivelados e ultrapasse obstáculos. Além disso, o Digit pode ser configurado para operar de forma autônoma, mas seus processos autônomos não são capazes de se adaptar a novos ambientes. Segundo a Agility Robotics, o robô toma decisões de forma completamente autônoma, mas precisa ser conduzido por um ser humano para isso.

O lançamento de um robô bípede e que funciona de forma semiautônoma gera questões éticas com relação ao seu potencial uso para fins militares ou de vigilância. Segundo o The Verge, Damion Shelton, CEO da Agility Robotics, confirmou que vai vender seus robôs para polícias e organizações de segurança. "A Agility Robotics apoia o desenvolvimento de um corpo de leis internacional em torno do uso de robôs em cenários de combate ou "semelhantes a combates ". Eu preferiria fortemente que essa decisão estivesse nas mãos dos governos e, por extensão, à humanidade em geral, em vez de ser deixada para as empresas de tecnologia se confundirem”, informou Shelton ao portal.

Os primeiros Digits da Ford

As duas primeiras unidades comerciais do Digit foram vendidas à Ford. A montadora conta que seu interesse é colocar os robôs na parte traseira das vans de entrega também autônomas para que os robôs fiquem encarregados de deixar os pacotes em frente das casas dos clientes.

Em comunicado à imprensa, o diretor de tecnologia da Ford, Ken Washington, disse que robôs como Digit podem ajudar a empresa a fazer entregas "mais eficientes e acessíveis" para seus clientes no futuro. "Aprendemos muito este ano trabalhando com a Agility, agora podemos acelerar nosso trabalho exploratório com robôs Digit comerciais", disse.

Até o momento, somente seis unidades comerciais do Digit foram produzidas. No entanto, a empresa espera fazer de 20 a 30 robôs ao longo deste ano e de 40 a 60 até 2021.

O Digit é o primeiro robô bípede do tamanho de um ser humano a ser vendido comercialmente.

Leia mais na IT Trends