Home  >  Inovação

Nubank anuncia compra da Plataformatec para reforçar time de software

Companhia adquirida já atuava em parceria com a fintech; objetivo com novo time é expandir produtos e aumentar engajamento de clientes

Da Redação

07/01/2020 às 8h06

Foto: Shutterstock

A startup de finanças Nubank anunciou na tarde de segunda (6) a aquisição da Plataformatec, companhia fundada em 2009 e especializada em engenharia de software e metodologias ágeis. A compra, cujo valor não foi informado, teve como objetivo assimilar o time de 50 profissionais da empresa, que agora trabalharão no desenvolvimento dos produtos da marca do cartão roxo.

"Em um cenário nacional de falta de mão de obra qualificada para áreas de tecnologia, a chegada desses profissionais é bastante estratégica para fortalecer o caminho de expansão do Nubank”, afirmou a marca em comunicado.

A companhia também  informou que já trabalhava com a Plataformatec em projetos anteriores, sendo que muitos profissionais da marca trabalhavam dentro da sede da fintech, em São Paulo.

Mão de obra disputada 

O Nubank não foi a primeira empresa brasileira a adquirir outra companhia para absorver não de obra (prática apelidada no mercado de acqui-hire): em novembro, a plataforma de academias Gympass anunciou a compra da Flaner pelo mesmo motivo.

A prática, como já se nota, tem por objetivo driblar a já conhecida falta de mão de obra do mercado de tecnologia e levar para casa um time já formado e capaz de auxiliar as empresas em seu processo de expansão.

E a startup criada por Cristina Junqueira, David Vélez e Edward Wible já tem planos para os novos contratados: usar sua expertise para auxiliar nas estratégias de expansão, criação de novos produtos e engajamento dos clientes atuais.

Em entrevista ao Estadão, a cofundadora Cristina Junqueira afirmou que a meta da marca é expandir em 50% a base de clientes brasileiros (alcançando 30 milhoes de pessoas), investir em novos produtos (como o serviço de empréstimo pessoal para clientes da NuConta) e a expansão internacional, que deve começar ainda neste trimestre com o lançamento do cartão de crédito no mercado mexicano. O Nubank também possui operação na Argentina e Alemanha.

Atualmente, a fintech possui 2,5 mil funcionários (500 no time de engenharia) e sua base de clientes cresce em um ritmo de 50mil/dia. No total, a firma já captou 820 milhões de dólares em sete rodadas de investimento e encerrou o 1º semestre de 2019 com um prejuízo contábil de R$ 139 milhões.