Home  >  Inovação

Este novo app da IBM quer ajudar você a rastrear a origem do café que você toma

App 'Thank my Farmer' recorre à tecnologia blockchain para rastrear toda a cadeia de suprimentos do café

Carla Matsu

07/01/2020 às 17h24

Foto: Shutterstock

E se você pudesse rastrear a origem e a qualidade do café que você toma até ele ser servido em sua xícara? Pois a IBM anunciou durante a CES 2020, em Las Vegas, um aplicativo que tem esta missão.

Batizado de "Thank my Farmer", o app móvel utiliza tecnologia blockchain da IBM e foi desenvolvido com empresas líderes em toda a cadeia de suprimentos global, incluindo a brasileira Volcafe.

Em um momento onde as empresas se preocupam com valores de sustentabilidade dada à importância que isso toma entre os consumidores, ter controle e rastreabilidade da produção de um insumo popular se torna um diferencial de marca. Segundo a IBM, o Farmer Connect é uma plataforma projetada para ajudar a aumentar a rastreabilidade, eficiência e justiça na cadeia de suprimentos de café.

Conectar toda a cadeia

A extensão da cadeia de suprimentos global dificulta a rastreabilidade do café. Uma vez cultivados, o grão faz diversas paradas, inclusive em cooperativas, exportadores, expedidores, importadores, torrefadores, distribuidores e varejistas antes de finalmente chegar ao consumidor.

Cada participante desse complexo sistema rastreia apenas seu pequeno segmento da jornada e cada um usa seu próprio sistema para registrar dados. Isso significa que as informações sobre o produto estão fragmentadas. O app Thank My Famer recorre, então, à tecnologia blockchain por trás do IBM Food Trust para dar visibilidade à essa cadeia.

"Os consumidores que esperam diminuir a distância entre o barista do bairro e o agricultor que cultivou seu café agora têm uma solução", explica a IBM em comunicado. Na prática, o consumidor conseguirá extrair informações diretamente do Blockchain de uma maneira padronizada.

Como funciona

O app conecta o usuário a agricultores, comerciantes, torrefadores e marcas. Um mapa interativo apresenta informações sobre cada produto, contando uma história de maneira simples e escalável. O aplicativo ainda apresenta projetos de sustentabilidade nas comunidades cafeeiras e uma oportunidade para os consumidores apoiá-los.

“O objetivo é humanizar o relacionamento de cada consumidor de café com sua xícara diária”, afirma David Behrends, fundador e presidente da Farmer Connect. “Os consumidores agora podem desempenhar um papel ativo na governança da sustentabilidade, apoiando os cafeicultores nos países em desenvolvimento. Através do Blockchain e deste aplicativo de consumidor, estamos criando um ciclo virtuoso”.

O novo aplicativo móvel será lançado no mercado no início de 2020. À medida que o aplicativo se expandir, grandes e pequenas empresas serão convidadas a participar e os consumidores de café poderão apoiar as comunidades onde o café é cultivado, financiando projetos locais.