Home  >  Negócios

Brasileiros preferem interagir com bancos pelo aplicativo, diz pesquisa

Quase 20% dos brasileiros já têm sua conta principal em um banco digital, com jovens de 18 a 34 anos liderando o movimento

Da Redação

06/01/2020 às 11h21

Foto: Shutterstock

Quase 20% dos brasileiros já têm sua conta financeira principal em um banco digital operado por uma fintech, identificou uma pesquisa realizada pela Toluna Insights, encomendada pela Fiserv, fornecedora global de tecnologia de serviços financeiros. Para a chegar a esses resultados e empresa entrevistou 600 brasileiros.

De acordo com a pesquisa, enquanto 61% dos consumidores têm sua conta financeira primária em um grande banco nacional, 18% optam por um banco digital. Juntas, essas porcentagens superam os 11% que têm sua conta principal em um banco regional (físico, mas de menor porte do que os de alcance nacional).

Leia mais na IT Trends

O resultado mostra que os bancos virtuais são mais populares entre os consumidores entre 18 e 34 anos, uma vez que 21% dos respondentes dessa faixa etária possuem sua conta principal em um banco digital. Outro dado gerado pelo estudo foi que 43% dos entrevistados preferem interagir com suas organizações financeiras principalmente via aplicativo e 25% preferem via web, enquanto as interações tradicionais nas agências foram escolhidas por 16%.

René Salazar, vice-presidente de soluções bancárias da Fiserv para a América Latina, justifica que o consumidor espera cada vez mais por experiências modernas e intuitivas, não importando qual banco ele escolha para ter sua conta principal.

A Fiserv, é uma empresa de tecnologia que oferece soluções de pagamentos e serviços financeiros com sede em Wisconsin (EUA). A empresa chegou ao Brasil em 2009.