Home  >  Carreira

5 cursos online e gratuitos para você aprender a lidar com Git e GitHub

Aprenda de uma vez por todas como instalar, configurar começar a controlar as versões de seu projeto de aplicação

Da Redação

29/12/2019 às 9h00

Foto: Shutterstock

Git é um software de controle de versões de código aberto que tem como principal objetivo gerenciar as alterações feitas nos códigos fontes de uma aplicação.

Usando Git, você pode esquecer aquela prática de salvar versão por versão em um arquivo de texto em uma pasta em seu computador, até porque o usuário salva as versões de sua aplicação em nuvem, podendo acessar histórico de alteração.

Seu funcionamento é semelhante aos editores de texto online da Microsoft e Google, por exemplo. No entanto, ao invés de focar em edição, exibição e compartilhamento de textos, o Git se conecta diretamente com o GitHub, plataforma de hospedagem de códigos fonte de projetos open source da Microsoft e permite que o usuário tenha total controle das alterações feitas em seu projeto.

Originalmente desenvolvido por Linus Torvalds, criador da base fundamental para os sistemas baseados em Linux, o Git pode ser usado ainda de forma colaborativa, sendo uma ferramenta fundamental e indispensável para o desenvolvimento de projetos e aplicações de tecnologia, tanto para amadores como para equipes profissionais.

Leia também na IT Trends

De acordo com o site oficial da tecnologia, Git é vastamente utilizado por empresas como Google, Facebook, Microsoft, Twitter, LinkedIn, Netflix além de muitas outras empresas que aproveitam de suas vantagens gratuitas e de código aberto. Por esse motivo, é fundamental que todos profissionais de tecnologia, em especial programadores e desenvolvedores, tenham conhecimento e completo domínio da ferramenta.

Sendo assim, separamos 5 cursos de Git online e de graça, que vão desde o mais básico até o mais avançado. Confira!

Curso Controle de Versão com Git – Devmedia

O primeiro curso de nossa lista é um curso completo! Com cerca de 25h de aulas em vídeo, o curso pretende ensinar como realizar controle de versões com Git. O curso tem 25 aulas, cobrindo desde o básico, como a apresentação do sistema até o mais avançado como, por exemplo, “usar o comando fetch para buscar atualizações em branches remotas”.

Curso básico de Git – Cursou

Caso encontre dificuldade em acompanhar, ou considere que precisa de uma base teórica mais sólida antes de atacar nos projetos é interessante fazer o curso de nível básico. Mais rápido que o curso completo, o curso oferecido pela Cursou é gratuito e dividido em 8 vídeo aulas que certamente te dará o conhecimento necessário para começar a usar e estudar mais futuramente.

Git e Github para iniciantes – Udemy

Como mencionado, a plataforma Git se conecta diretamente com o GitHub, para a navegação e exploração dos projetos desenvolvidos e armazenados com Git. Por esse motivo, é fundamental que o desenvolvedor também domine o GitHub. Embora tenha características de rede social e funcione com uma interface bem intuitiva, GitHub possui muito segredos que só são revelados estudando com profundidade. O curso oferecido por Willian Justen de Vasconcellos através da Udemy é gratuíto e conta com cerca de 2 horas de aulas em vídeo.

Guia de Git – FreeCodeCamp.org

Não é um curso, mas uma leitura fundamental sobre a ferramenta. O FreeCodeCamp.org é umas das principais escolas de programação completamente gratuita e que oferece conteúdos em profundidade. Recomendamos esse guia para usuários que já possuem conhecimento da ferramenta e queiram aprofundar seus conhecimentos. O guia cobre todas as funções e ferramentas presentes no Git, indo desde como instalar até o uso de tags. O guia está disponível em inglês.

Curso Git & Github

O portal AulaEAD também oferece um curso de Git e GitHub gratuito. Ministrado por José de Assis, o curso mistura aulas em vídeo com práticas além de testes de conhecimento. O curso tem como objetivo ensinar seus alunos a “versionar” e controlar as alterações de arquivos de projetos e aplicações.